Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

XVII Semana de Terapia Ocupacional e III Encontro de Egressos de T.O. da Bahiana

compartilhe

A XVII Semana da Terapia Ocupacional da Bahiana, realizada nos dias 26 e 27 de outubro na Unidade Acadêmica Brotas, reuniu estudantes da Escola, profissionais, ex-alunos e estudantes de outras universidades de Salvador em torno de discussões sobre avanços e atuais desafios da Terapia Ocupacional no segmento da atenção à criança e ao adolescente. O encontro também levou em conta o caráter multiprofissional do atendimento em saúde.

De acordo com a professora do curso de Terapia Ocupacional e uma das organizadoras do evento, Prof.ª Andréa Garboggini, “a atenção à criança e ao adolescente contempla a nova matriz curricular que está sendo trabalhada pelos estudantes do 4º semestre. Além disso, a temática propõe uma grande diversidade de falas”. Ela explica que o encontro também tem como objetivo priorizar o aspecto multiprofissional. A comissão organizadora também contou com a participação da Prof.ª Francesca Magalhães.

Programação

A primeira atividade aconteceu no dia 26/10, às 08h, com a realização do workshop Terapia de Integração sensorial: Princípios e Prática, que foi ministrado pela terapeuta ocupacional Ana Marta Vieira Ponte Mello. No turno da tarde, foi a vez da T.O. Carina Marques Vieira falar sobre crianças no workshop Atenção Humanizada ao Recém-nascido de baixo peso: Método Canguru. Mais tarde, as ex-alunas da Bahiana, juntamente com os participantes da jornada se reuniram em um coquetel celebrando o III Encontro de Egressos de T.O., que comemorou os 10 anos de formatura da turma de 2000.

A manhã de trabalho do dia 27/10 teve início com a palestra Atenção à Saúde Materno-Infantil no Programa saúde da Família (PSF): Limites e possibilidades para a prevenção de deficiências na infância, tema da dissertação de mestrado da especialista em Saúde da Família e mestre em Saúde Coletiva, Carina Pimentel. Segundo ela, “o acompanhamento da mãe, desde o pré-natal até um ano de vida do bebê deve ser feito de forma sistemática e integral e, focando a prevenção do agravamento ou da ocorrência da deficiência”. Na sequência, uma equipe da APAE participou da mesa-redonda Inclusão Social da Pessoa com Deficiência: relatos de práticas da APAE Salvador.

Exploração do Trabalho Infantil em Cena foi o nome do documentário apresentado pelas estudantes do 4º semestre de Terapia Ocupacional da Bahiana. “Estamos estudando a criança, então resolvemos fazer esse tema, pois é muito pertinente e preocupante, principalmente no Brasil”, explica a aluna Vanessa Fontanelli.   

Após o vídeo, foi formada uma mesa redonda que contou com a participação da bióloga sanitarista, que participou do documentário, Martha Itaparica, e das professoras de T.O. Ana Márcia Nascimento e Tiza Mendes. Na ocasião, as razões da exploração do trabalho infantil foram avaliadas pelas profissionais que foram mediadas pela estudante Thalita Madeira. Segundo Martha Itaparica, o trabalho infantil é o reflexo da situação familiar da criança e “outra questão importante é que ele tira dessa criança a possibilidade de viver plenamente todas as etapas do desenvolvimento humano”.

Durante todo o dia, foram realizadas diversas mesas-redondas que abordaram os seguintes temas: Atenção Interdisciplinar à Criança e ao Adolescente no IBR; Atenção Interdisciplinar à Criança e ao Adolescente com Câncer; Programa Candeal: relato de experiência com grupos de adolescentes na comunidade; A criança Queimada e a Terapia Ocupacional: Uma Relação Integral e Lúdica; O Olhar sobre a Criança e para o Adolescente na Atenção Básica: relatos de experiências; e Benefícios da Assistência Interdisciplinar na Atenção à Criança e ao Adolescente.

FOTOS_XVII_Semana_de_Terapia_Ocupacional_(8)_640x480_620x46512.jpg

FOTOS_XVII_Semana_de_Terapia_Ocupacional_(8)_640x480_620x46512.jpg

Ver todas as galerias