Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

VII Fórum Pedagógico da Bahiana (Sexta-feira)

compartilhe

Nos dias 25 e 26 de novembro, os professores de todos os cursos da Bahiana estiveram na Unidade Acadêmica Cabula, envolvidos em uma série de atividades voltadas para o tema Avaliação. Examinar alunos, a instituição e a si mesmos: como tornar essa experiência, muitas vezes vista como desagradável, em algo útil, acolhedor e produtivo? A fórmula não é fácil, mas também não é impossível rever os conceitos que vivem em torno do tema. A reflexão Avaliação: é bom prá você? foi a proposta do VII Fórum Pedagógico da Bahiana.

Dessa forma, o minicurso Introdução aos mapas pensantes: uma nova linguagem de ensino-aprendizagem e uma série de oficinas foram realizadas no primeiro dia de Fórum. No sábado, a programação começou com o Jornal da Bahiana e o Show das Plaquetas, apresentados pelos estudantes do 2º semestre de Odontologia, orientados pelas professoras Alena Peixoto e Milene Salomão. A hilária dramatização já foi, inclusive, representada durante o Processo Seletivo Formativo 2011.2 e traz plágios de hits da música popular a exemplo de “Eu fico triste, alegre” e “Vou não, quero não”. A turma está mesmo de parabéns!

Em seguida, experiências de ensino, aprendizagem e avaliação foram compartilhadas por professores dos sete cursos da Escola por meio de uma sessão de pôsteres e de apresentações orais que foram avaliadas pelos colegas, concorrendo ao prêmio Borboleguim de Ouro, entregue durante a “Festa Só Coisas Boas”, que aconteceu à noite, nos jardins da Coordenadoria, sendo vencedora a professora Cintia Pinheiro que apresentou o trabalho “Avaliando no AVA: desafios e oportunidades”.

 

Avaliação: é bom prá você?

Segundo o vice-diretor da Bahiana e professor do curso de Medicina, Dr. Enio Ribeiro Maynard Barreto, a avaliação “pode ajudar de várias maneiras: refletindo sobre o curso, o professor e o aluno. Enfim, passa a ser uma retroalimentação e não simplesmente um exame, resumido em uma nota”. Entre os pontos que mais o auxiliaram como professor, Dr. Enio destaca a participação no minicurso Introdução aos mapas pensantes: uma nova linguagem de ensino-aprendizagem. De acordo com ele, a ferramenta Mapas Pensantes pode auxiliar os professores em diversos aspectos, pois “não se restringe à avaliação do curso em si, mas é uma ferramenta pedagógica importante, já que o mapa pensante abrange do conhecer ao avaliar, passando por várias etapas: o compreender, a análise e a síntese”.

 

Para a professora de Psicologia e gestora do Serviço de Psicologia do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), Sylvia Barreto, discutir avaliação, por mais que seja recorrente, é sempre muito positivo. “É um tema superimportante e atual, já faz parte das discussões e vê-lo coletivamente foi muito relevante, pois pudemos discutir a avaliação sob o olhar de cada curso da Bahiana”, declarou.

 

Só Coisas Boas

“A coisa boa que vejo aqui é a caminhada pedagógica que fizemos”, declarou a diretora da Bahiana Prof.ª Dr.ª Maria Luisa Soliani, dando início à sessão Só Coisas Boas, na qual os participantes brindaram e celebraram conquistas pessoais e profissionais alcançadas em 2011. A aprovação do mestrado de Tecnologias em Saúde, pela Capes; a nota 5 do curso de Enfermagem concedida pelo Ministério da Educação, os 30 mil acessos diários do site da Bahiana e a publicação de mais de 100 artigos do iSaúde Bahia foram alguns dos brindes do dia.

 

Estiveram presentes coordenadores de graduação, professores, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Kátia Sá, a coordenadora técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica da Bahiana, Angélica Mendes e os gestores do Núcleo de Comunicação e Marketing, Regina Carvalho, do Núcleo de Tecnologia da Informação, Cláudio Santos e do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais - CEDETE, Prof. Antonio Carlos Costa.

Fotos_IIV_Fórum_251111_(153)1.JPG

Fotos_IIV_Fórum_251111_(153)1.JPG

Ver todas as galerias