Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Dia do Psicólogo

compartilhe

Violência, tema recorrente na sociedade atual, foi debatida na manhã de hoje, 19 de agosto, na mesa-redonda “Desafios da Juventude Contemporânea” que teve como participantes os pesquisadores convidados, Dr. Rui Alexandre Paquete Paixão (Universidade de Coimbra - Portugal) que apresentou o tema "Representações da Violência entre Íntimos em Estudantes Universitários" e a presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Psicologia da USP, Dra. Leila Salomao de La Plata Cury Tradivo que abordou a temática "Avaliação do Desenvolvimento da Identidade (AIDA) em Adolescentes Vítimas de Violência e Infratores: bases para a prevenção". A discussão, que aconteceu na Unidade Acadêmica Brotas, foi promovida pelo curso de Psicologia e coordenada pela Prof.ª Aicil Franco.

Em sua explanação, a Prof.ª Dra. Leila levantou a importância do entendimento da infância e adolescência como fases de formação da identidade do indivíduo e como os fatos aos quais estão submetidos nesse período podem influenciar no adulto que ele será no futuro.  “A violência que encontramos hoje na sociedade é um reflexo dessa formação da identidade sob o efeito da violência”, explicou.

Em sua fala, o professor português levantou dados marcantes sobre o perfil da violência entre estudantes da Universidade de Coimbra, destacando como esse quantitativo pode levar a uma série de entendimentos como a quebra de mitos relacionados ao abuso de psicotrópicos – legais ou não – e outros fatores ambientais, a exemplo da pobreza e da falta de informação.

“Se nós não construímos bem as pessoas não teremos uma boa sociedade, mesmo com toda essa tecnologia e acesso à informação que estão presentes no mundo de hoje”, declarou.

“A Bahiana também tem investido muito na produção de trabalhos científicos e ter essas pessoas aqui conosco hoje foi mesmo muito estimulante. Pudemos ver dois pontos importantes: o primeiro é que a ciência não tem fronteiras e o outro é que temos que fazer nossa parte na construção da sociedade”, disse a coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Mônica Daltro.

Dia_Psicologo_Bahiana_2013_(29).JPG

Dia_Psicologo_Bahiana_2013_(29).JPG

Ver todas as galerias