Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

01º Dia - Mostra Científica e Cultural 2013

compartilhe

A 13ª Mostra Científica e Cultural da Bahiana (MCC) foi uma celebração da ciência. Os participantes apresentaram aos convidados, visitantes, alunos, professores e pesquisadores, 216 pôsteres, 124 apresentações orais e nove atividades prático-vivenciais, além de ações de responsabilidade social e interações com a sociedade, durante os dias 26 e 27 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula.

Além da alta produção cientifica, o sucesso da última edição da MCC comprovou a sua longevidade. “O que é importante para a Bahiana não é apenas lançar uma atividade, é conseguir mantê-la viva, crescente. O grande mérito é estarmos hoje aqui na 13ª edição da Mostra, 9ª edição da Jornada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e III Fórum de Pesquisadores da Bahiana”, afirmou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, durante a abertura do evento.

A programação de acolhimento também contou com a apresentação da Tropa de Elite TCC, formada por alunos do curso de Fisioterapia. Orientados pela Prof.ª Cristiane Dias, os integrantes da tropa contaram suas experiências na construção do trabalho de conclusão de curso sob uma perspectiva inovadora, priorizando a qualidade de vida do estudante. “Essa é uma apresentação que o curso de Fisioterapia trouxe, que é inserir o trabalho de construção do TCC desde o terceiro semestre e isso é uma ação conjunta”, explicou a Prof.ª Cristiane Dias. Todos os integrantes da Tropa participaram intensamente da programação da Mostra com apresentações orais, pôsteres e estandes.

O sorteio para passagens destinadas a participações em congressos científicos agraciou, este ano, a aluna Lailla Thayse Macedo Farias, orientada pelas professoras Carina Oliveira Dos Santos e Cristiana Da Costa Libório Lago, que apresentou o trabalho “Cuidados da Enfermagem e Terapias Alternativas”. O outro sorteio contemplou as estudantes Cristina Aires Brasil e Maria Luiza Veiga da Fonseca que, orientadas pela Prof.ª Dra. Patrícia Lordelo, apresentaram o trabalho “Eletroestimulação Trasncutânea Parassacral em Crianças com Bexiga Hiperativa –  Comparação entre 2 e 3 sessões semanais”.

“Nós pensamos numa Mostra que permitisse aos cursos um trabalho mais  interativo com a população interna e externa. Priorizamos um diálogo entre as ações e o espaço rico e diverso que a unidade acadêmica  possui. Vimos que esta interação entre a proposta da MCC e o espaço favoreceu esta interatividade e deu mais vida ao evento em várias perspectivas: melhor distribuição e aproveitamento dos trabalhos e melhor distribuição das atividades nos diversos espaços”, explicou a coordenadora técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica da Bahiana (NAPP), Angélica Mendes.

Há cinco anos na Bahiana, o projeto Anjos da Enfermagem foi homenageado por seus 10 anos de atividades. Apresentado pela Prof.ª Thaís Calasans, o grupo brincou e interagiu com o público e, das mãos de professores e da coordenadora do curso, Prof.ª Maria de Lourdes Gomes Freitas, recebeu placas comemorativas, marcando a década de trabalho.

Ações sociais
Como já é tradição, a MCC recebeu grupos de idosos da casa Monte Alverne e do Programa Candeal, crianças da Escola Municipal de Engomadeira, além de adolescentes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, que participaram de atividades lúdico-educativas relacionadas à saúde preventiva.

Os convidados puderam desfrutar de uma verdadeira feira de conhecimentos com saúde e higiene bucal, uma “fantástica viagem do alimento através do corpo humano”, palestras de educação sexual e atenção ao idoso.

“No final, saímos todos com o sabor de alegria e de termos presenciado a realização de trabalhos acadêmicos e ações de responsabilidade social muito importantes, em dois dias. Os estudantes e professores realizaram um excelente trabalho, com uma vibração muito positiva, sentida por todos, inclusive pela comissão organizadora”, celebrou Angélica Mendes.

Foto_MCC_XIII_260913_Site_(75).JPG

Foto_MCC_XIII_260913_Site_(75).JPG

Ver todas as galerias