Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

III Simpósio de Biomedicina

compartilhe

Minicursos, debates, palestras e mesas-redondas foram as atividades que mobilizaram o curso de Biomedicina nos dias 14 a 18 de outubro, durante a realização do III Simpósio de Biomedicina da Bahiana, que aconteceu na Unidade Acadêmica Cabula. Citogenética, Biologia Molecular, Radiologia Forense, Acupuntura e Análises Clínicas foram alguns tópicos abordados no evento.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Geraldo Argolo, "a participação dos egressos foi fundamental para a troca de experiência, servindo como uma ponte entre a academia e a realidade do mercado profissional. Após o relato desses profissionais, cheios de paixão pelo que fazem e bem sucedidos, graças à sua formação competente e comprometida, pudemos notar a reverberação nos alunos".

Prof. Geraldo reforça ainda a importância da troca de aprendizado entre alunos e ex-alunos de Biomedicina como um caráter marcante do simpósio. "Os jovens chegam muito cedo e imaturos para a vida acadêmica e grande parte tem dificuldade em assumir as responsabilidades decorrentes. Participar desses eventos fornece oportunidade de vivenciar, com profissionais que um dia estiveram em seus lugares, suas escolhas, seus deveres, direitos e os prováveis desfechos para seus destinos profissionais".

Para a professora Mara Dias, que o coordenou “o evento contribuiu para a formação dos alunos visto que eles têm a oportunidade de aprofundar seus interesses através dos minicursos, que aconteceram durante toda a semana em várias áreas”.

Outro ponto destacado pela professora foi o aspecto inovador do evento em abordar uma nova área da Biomedicina. “Fomos pioneiros em trazer um biomédico para falar da sua nova área de atuação: estética. Digo nova área porque a legislação permitiu a entrada do biomédico nessa área, desde 2010 e, na Bahia, não temos nenhum profissional com essa qualificação”. 

O simpósio foi também a oportunidade de os alunos da graduação apresentarem trabalhos científicos que concorreram ao Prêmio Prof. Dr. Geraldo Leite. Seis estudantes de iniciação científica dos cursos de Biomedicina e Medicina, que desenvolvem trabalhos na Bahiana e na FFIOCRUZ, apresentaram seus trabalhos. Devido à excelente qualidade dos estudos apresentados, a banca, constituída por quatro pesquisadores, teve dificuldades na escolha. A acadêmica de Biomedicina da Bahiana, Marielle Guimarães, foi a vencedora com a apresentação do tema denominado ANÁLISE FUNCIONAL DE MUTAÇÕES NA REGIÃO PROMOTORA E GLICOPROTEÍNA DE SUPERFÍCIE DO HTLV-1, orientada pelos pesquisadores Luiz Carlos Alcântara e Fernanda Khoury, da FIOCRUZ. A aluna terá um prazo de até 12 meses para requerer o auxílio de até R$400,00 para pagamento de inscrição do seu trabalho em um evento científico.

III_Simposio_Biomedicina__BAHIANA_2013_(26).JPG

III_Simposio_Biomedicina__BAHIANA_2013_(26).JPG

Ver todas as galerias