Galeria de Fotos

Galeria de Fotos

Projeto ParaPraia

compartilhe

“O mar quando quebra na praia, é bonito, é bonito...” Assim, como Dorival Caymmi, muitos acreditam no poder transformador, purificador e libertador do mar. Aliado ao sol, o banho de mar é um dois poucos lazeres gratuitos oferecidos pela cidade de Salvador. Porém, muitas dificuldades se apresentam quando o público para esse programa de verão é o de pessoas com deficiência. Auxiliar e incentivar a inclusão desse público é o principal objetivo do projeto ParaPraia, uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável e que teve o lançamento no dia 25 de janeiro, sábado, na praia de Ondina.  

A iniciativa conta com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que participa com a atuação de professores e estudantes do curso de Fisioterapia dando todo o suporte do banho de mar assistido. O primeiro dia foi um sucesso, superando as expectativas do projeto. Estiveram presentes na cerimônia de lançamento políticos, representantes dos apoiadores e da imprensa local. Além dos alunos de Fisioterapia, estiveram presentes as professoras Cláudia Furtado e Cíntia Silva e a coordenadora do curso, Prof.ª Luciana Bilitário.

Para o ex-paciente da Clínica de Fisioterapia do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana, Paulo Ivo França de Matos e Matos, 33 anos, foi uma atividade muito enriquecedora.  “Eu fui paciente da Bahiana logo que sofri o acidente de carro. Adorei. Aí o pessoal ligou pra mim e avisou desse projeto e eu vim, pois participo de tudo que for para a minha melhoria”.

Para Felipe Simões, estudante do 3º semestre de Fisioterapia da Bahiana e deficiente físico, a iniciativa é extremamente positiva. “Quando vou à praia é bastante complicado, pois eu preciso ser carregado e também é preciso uma cadeira especial que não tenho”. Essa foi a primeira vez que ele participou de um banho de mar assistido.

Evilásio Francisco dos Santos, de 44 anos, paciente do Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), diz que sempre vai à praia de Ondina, mas relata a dificuldade do deficiente físico em ter acesso ao banho de mar. “E gostaria que expandisse para toda a Salvador. Venho acompanhando pela TV ações como essa em outras cidades e ficava esperando o dia em que chegaria aqui”.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Bahiana, Luciana Bilitário, esta iniciativa é essencial para um banho de mar seguro. Ela explica que, apesar da disposição de familiares e cuidadores, o banho de mar para deficientes aumenta o risco de acidentes e novas lesões e, por isso, precisa ser controlado. "A depender, por exemplo, do tônus muscular, a pessoa pode flutuar muito rápido ou afundar", declarou ao portal Terra. (Veja matéria completa)
 

Confiram tudo o que rolou na imprensa sobre o projeto:


_______________________________________________________________________


PROGRAMAÇÃO DO PROJETO PARAPARAIA: 

Horário: das 9h às 14h

Datas: (sábados e domingos) 25 e 26/01; 01 e 02/02; 08 e 09/02; 15 e 16/02

Local: Praia de Ondina - Em frente ao Instituto Baiano de Reabilitação-IBR 

 

NÃO DEIXEM DE CURTIR A FANPAGE DO PROGRAMA: https://www.facebook.com/ParaPraia

Fotos_Projeto_Para_Praia_250114_(38).jpg

Fotos_Projeto_Para_Praia_250114_(38).jpg

Ver todas as galerias