Curso de Psicologia

Psicologia

Base legal 
Autorizado pelo Despacho do Ministro, de 11 de agosto de 2006, publicado no Diário Oficial da União nº. 155 de 14 de agosto de 2006. Reconhecido pela Portaria n° 422, de 11 de outubro de 2011, publicado no Diário Oficial da União n° 198, de 14 de outubro de 2011, seção 1, p.34.

Perfil do egresso
O psicólogo egresso da BAHIANA está apto para atuar em diferentes contextos, promovendo saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de forma crítica e atenta à dimensão social e à preservação dos direitos humanos. Têm forte formação cidadã que possibilita agir como agente transformador na construção de uma sociedade mais democrática e menos desigual, trabalhando nas dimensões psicossocial, psicodinâmica, institucional e comunitária. Está também preparado para a produção e desenvolvimento da pesquisa científica no campo da psicologia e da saúde, em especial da saúde pública. 

Atuação profissional
Consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa, escolas.

Estrutura
O curso de graduação em Psicologia é um bacharelado, organizado em regime semestral e distribuído em 10 semestres, no período diurno.  Tem uma abordagem interdisciplinar que articula conteúdos complementares e sequenciais. Sua carga horária total é de 4.168 horas, distribuídas em atividades teóricas, práticas interdisciplinares e estágios curriculares supervisionados. Sua estrutura curricular focaliza o aprender-a-refletir-fazendo.  

Diferencial
Por meio da prática interdisciplinar e do uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas, do 1º ao 6º semestre do curso, o/a estudante tem a oportunidade de conhecer diversas teorias e cenários de prática, sendo estimulado, assim, a aprender de forma contextualizada. Ao longo do 7º e 8º semestres, ele é inserido em um sistema de rodízio que lhe permite vivenciar quatro cenários de prática (recursos humanos, unidade de saúde da família, ambulatório e hospital), em regime de internato. Cada rodízio  tem duração de 10 semanas e o/a aluno/a fica sob a assistência direta de um tutor de campo, participando de ações de promoção, prevenção e diagnóstico e de tratamento ou intervenção. Essa formação em serviço, iniciada desde o primeiro semestre, permite ao estudante construir, de forma progressiva, independência e segurança, além de favorecer a escolha mais consciente por uma das possibilidades de estágio específico oferecido a partir do 9º semestre. Por essa extensa vivência em serviço, estruturada em complexidade crescente, os psicólogos egressos da BAHIANA são muito valorizados pelo mercado de trabalho. Além disso, como o curso tem forte vocação para a pesquisa, os/as alunos/as têm muitas oportunidades de participar de pesquisas na área, o que hoje agrega grande valor ao currículo e facilita a inserção posterior no mestrado ou doutorado.  E, mesmo após a conclusão do curso, é possível continuar a ser acompanhado por supervisores no desenvolvimento da prática na clínica psicoterápica, por meio do Programa de Egressos do Serviço de Psicologia.

Projeto Político-Pedagógico do curso de Psicologia
Clique para fazer o download

 

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936