Informativos

Informativos

Saúde mental em tempos de Covid-19

Confira dicas de como enfrentar esse momento de forma tranquila.

compartilhe

A Bahiana está fazendo a sua parte como escola da área de saúde,  convocando todos a pensar e agir com foco na saúde da sociedade. Portanto, chegou a sua vez de se responsabilizar como cidadão e futuro profissional. É hora de ficar em casa e exercer o autocuidado e o cuidado com o próximo. Somos parte de um coletivo que só funciona bem se todos juntarem seus esforços!

1. CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e as preocupações. Se perceber que isso o deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações que recebe e, se possível, partilhe histórias positivas.

 

2. CUIDE DO SEU CORPO

Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável. Há exercícios que podem ser feitos em casa, como agachamentos, pular corda ou flexões. Relaxar ou praticar meditação e alongamento também é uma boa ideia!

É importante lembrar que o uso excessivo e prolongado de álcool ou drogas, fazem diferença na saúde física e mental, agravando sintomas depressivos e transtornos ansiosos. 

3. FAÇA O QUE GOSTA

Ouça uma boa música, faça um curso on-line, leia aquele livro esquecido, assista àquela série bem recomendada ou ponha em prática aquela receita que sempre quis fazer. Aproveite o tempo disponível para isso.

4. PRATIQUE RESILIÊNCIA

Tente perceber o que pode aprender com tudo o que está passando. Olhe a situação de forma realista e sem entrar em pânico. Descubra qual é o seu melhor jeito de passar por tudo isso e lembre-se que isso não durará para sempre.

5. APROVEITE PARA COLOCAR AS COISAS EM ORDEM

Sabe aquela arrumação de armário, de arquivos e fotos do computador, de e-mails da caixa postal, das plantas da casa?

Aproveite o tempo e faça coisas que possam ocupar e relaxar a sua mente. Mas tenha cuidado, desacelere. 
6. TENTE ESTABELECER UMA ROTINA
Tente fazer as coisas nos mesmos horários e criar uma rotina de estudo e autocuidado, isso ajudará o dia acontecer de um jeito mais organizado e tranquilo. Respeite os horários habituais de refeições e de sono.

Aproveite para rever conteúdos passados, colocar os estudos em dia. Caso tenha aulas on-line ou atividades pelo AVA, estipule horários diários para isso.

7. CONECTE-SE COM PESSOAS

Tire uma parte do seu dia para conversar on-line com outras pessoas e interagir com os que estão na sua casa; seja para falar sobre trabalho, estudo ou como está se sentindo.

Não se isole!
8. NÃO INTERROMPA O SEU TRATAMENTO

É normal se sentir nervoso ou com medo, mas, se você está em tratamento médico, não pare a medicação e procure o seu médico se perceber uma piora dos sintomas. Em caso de viagem, converse com seu médico para que ele lhe forneça receita. Caso contrário, vá a uma emergência, mas não fique sem a medicação.

9. PEÇA AJUDA, SE PRECISAR

Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso ou depressivo, procure seu médico, psicólogo ou familiar.

O NAPP – Núcleo de Atenção Psicopedagógica da Bahiana, está atendendo remotamente, por videochamada ou Skype.
Caso você precise de suporte ou orientação, passe e-mail para napp@bahiana.edu.br. Sua demanda será devidamente atendida e encaminhada para os profissionais do núcleo.