Informativos

Informativos

Liga Acadêmica da Doença Falciforme

Saiba mais!

compartilhe

"Perceber o mundo em que se vive é o primeiro passo para modificá-lo." -  André François

 

O que é a Doença Falciforme?
A doença falciforme é decorrente de uma mutação genética que irá modificar a hemoglobina, dando origem a uma Hb variante denominada HbS. Essa hemoglobina possui características diferentes da HbA e, ao realizar o transporte do oxigênio, pode sofrer modificações irreversíveis que fazem com que as hemácias tomem o formato alongado lembrando uma foice, surgindo daí o nome de célula falciforme. A célula falciforme, então, possui limitações na sua funcionalidade, o transporte do oxigênio e, por serem células diferentes das hemácias que possuem a hemoglobina A, são destruídas pelo organismo. As pessoas com doença falciforme, em função dessa destruição celular, apresentam anemia. Devido ao seu formato, as células podem obstruir vasos sanguíneos, impedindo a chegada das hemácias nos diversos locais do corpo, o que desencadeará alguns sintomas característicos da doença, desde dores ósseas até o AVC, ocasionando também falta de oxigenação nos tecidos o que levará à necrose tecidual. Assim, é de elevada importância que as pessoas com doença falciforme tenham um acompanhamento multiprofissional para a melhora da qualidade de vida, assim como para diminuir o índice de internação. 


O que é a LADF?
A Liga Acadêmica da Doença Falciforme consiste em uma entidade sem fins lucrativos, não religiosos, apolíticos e com duração ilimitada, formada por uma equipe multiprofissional de acadêmicos, docentes e profissionais da área de saúde.


Qual é a finalidade da LADF?
A Liga Acadêmica da Doença Falciforme surgiu com a pretensão de realizar atividades práticas e teóricas, além das curriculares, referentes ao tema, voltadas para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão, a fim de levar o conhecimento para a população portadora dessa doença.


Site da LADF
www.ladf.med.br

E-mail da LADF
info@ladf.med.br