Informativos

Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor (LABED)

Saiba mais!

A Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor (LABED) tem como membros acadêmicos de diferentes cursos da área de saúde que zelam pelo cumprimento do seu estatuto e estão sob a coordenação da professora Cíntia Pinheiro Silveira Araújo. A Liga também conta com a participação de colaboradores e orientadores que, assim como os estudantes, estão comprometidos com o desenvolvimento de estratégias de manejo multidisciplinar e o aprofundamento do estudo da dor, tendo como foco as variadas formas de apresentação clínica.

Sua fundação ocorreu no ano de 2007, quando os monitores da disciplina de Clínica da Dor do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública decidiram tomar as providências legais para a concretização da ideia que evoluiu para preencher todos os requisitos sociais e acadêmicos a que se compromete.

Desde então, a LABED organiza eventos e desenvolve projetos científicos com a finalidade de contribuir com a pesquisa e a comunidade e, por isso, vem sendo reconhecida cada vez mais pelos pesquisadores da área, a exemplo do Dr. Carlos Maurício de Castro Costa, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e conselheiro da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), que afirmou, em um dos eventos da Liga, o seu apoio às atividades realizadas pela mesma.

Atualmente, a Liga está vinculada à SBED e filiada à Bahiana e é importante ressaltar que, em razão de não possuir fins lucrativos, toda a verba arrecadada é destinada ao custeio dos eventos, projetos de pesquisa e despesas burocráticas, asssim como qualquer outra atividade que venha a ser organizada na área.
A promoção da saúde e a discussão sobre o tema são os principais objetivos da LABED que, através deles, visa à formação de profissionais mais capacitados e comprometidos com a qualidade de vida da população.

Componentes:
A experiência com a dor crônica pode ter sérias repercussões para o bem-estar psicológico, social e econômico dos pacientes. A prevenção da dor e a busca imediata pela sua causa são fundamentais para evitar a sua cronicidade. Da mesma forma, o controle da dor crônica não depende somente do tratamento dos sintomas, mas também da identificação e modificação das condições que favorecem o seu aparecimento. Essas condições referem-se aos fatores emocionais, ambientais e comportamentais, caracterizando o estilo de vida de cada indivíduo. Diante disso, é de grande importância a formação de uma equipe interdisciplinar para o seu tratamento, de forma a contemplar essa abrangência, onde o paciente e os profissionais das diversas áreas compartilham as decisões e a responsabilidade sobre o seu andamento.

A Liga Acadêmica Baiana para o Estudo da Dor (LABED) representa a união de estudantes comprometidos com o aprofundamento do estudo da dor e visa proporcionar aos discentes a oportunidade de desenvolverem atividades de pesquisa, assistência e extensão.

Missão:
Agregar estudantes e profissionais, cientistas e clínicos, políticos e diretores de universidades para estimular e dar suporte ao estudo da dor.

Criar oportunidades de trabalhos científicos, didáticos, culturais e sociais no espaço acadêmico, para agregar conhecimento e estimular a educação continuada em dor.

Desenvolver estratégias de avaliação e manejo interdisciplinar para aliviar a dor das pessoas.

Contatos: labed.dor@gmail.com
www.labedbaiana.blogspot.com