Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

Bahiana promove 2º Workshop Saúde Digital Bahia

Evento integrou programação do 2º Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde - ENEIS.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, no dia 19 de março, o 2º Workshop Saúde Digital Bahia, com o objetivo de agregar agentes públicos, privados e universidades para promover uma discussão com fins de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento da cyberestrutura, do empreendedorismo e da inovação em saúde na Bahia. O evento integrou a programação oficial do 2º Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde – ENEIS.

Compuseram a mesa de abertura o coordenador do 2º Workshop Saúde Digital Bahia e do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Bahiana, Cláudio Santos, a professora titular e coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e do curso Tecnólogo em Informática em Saúde da Bahiana, prof.ª Marta Menezes, o professor do curso Tecnólogo em Informática em Saúde da Bahiana, presidente e membro fundador do Instituto de Educação em Medicina e Saúde, Dr. Renato Sabbatini, e o especialista em saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Dr. Paulo Lopes.

A programação foi composta de dois painéis. O primeiro, "O futuro do profissional da Saúde Digital", foi moderado pelo prof. Paulo Ambrósio (UESC), com apresentações dos professores Renato Sabbatini, com a temática "O profissional de TI em Saúde do futuro: o que o mercado espera?", Marta Menezes, com o tema "Competências para a formação do profissional de Informática em Saúde", e Daniel Santos (Manole/InfoMED), sobre "O valor das plataformas on-line de acesso ao conhecimento clínico, científico e educacional".

Com o tema “Saúde Digital e Desafios para Bahia”, o segundo painel teve como abertura a apresentação do coordenador geral da Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Grinaldo Oliveira, que falou sobre os avanços da saúde digital no estado. Moderadas pelo professor Paulo Lopes, foram ainda realizadas as apresentações dos Grupos de Trabalho de Ciberinfraestrutura, com Luiz Barreto (Remessa/PoP-BA/RNP); Teleassistência à Saúde, com José Cristiano Soster (Núcleo de Telessaúde – DAB/SESAB) e Educação em/na Saúde – Avanços e desafios, com Érica Menezes (Núcleo de Telessaúde – DAB/SESAB). O evento foi concluído com uma discussão sobre os trabalhos apresentados, de forma a contribuir e fomentar a saúde digital no Estado da Bahia.

   

NOTÍCIAS RELACIONADAS