Notícias

Notícias

Conferência marca Dia do Psicólogo

Encontro fala sobre o papel fundamental da laicidade no Estado brasileiro e o papel da psicologia nessa perspectiva.

compartilhe

A Bahiana celebrou o Dia do Psicólogo, nesta quarta-feira, 27 de agosto, com uma conferência que lotou o pátio do Pavilhão de Aulas da Unidade Acadêmica Brotas. Com o tema "Psicologia e Laicidade", a psicóloga clínica, Reseli Goffman, propôs aos presentes uma reflexão sobre o papel das religiões dentro do Estado brasileiro, das escolas e das demais áreas de convivência, ressaltando o papel da psicologia social nesse contexto. O evento contou com a participação da coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Mônica Daltro, além de professores e alunos do curso.

     


Goffman abordou os conceitos de laicidade, o histórico da psicologia no Brasil, bem a forma como a temática vem sendo discutida pelos psicólogos. Ela conclamou os presentes a refletirem sobre liberdade de expressão, de manifestação dos desejos, destacando como a fronteira entre o Estado e a religião garante o livre pensar e manifestar. "Sem a laicidade do Estado viveríamos em uma teocracia, não uma teocracia no plural, pois nunca há espaço para todos no campo do dogmatismo religioso", declara.

Roseli Goffman é conselheira do Conselho Federal de Psicologia, coordenadora de Mobilização e Organização do FNDC, titular da Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Comunicação, especialista em Gestão de Empresas pelo COPPEAD – UFRJ e consultora em Análise Institucional, Desenvolvimento e Gestão de Projetos.