Notícias

Notícias

Bahiana apoia atividades do Dia do Portador de Marca-passo

Programação acontece no dia 23, na Unidade Acadêmica Brotas.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública sediará uma série de atrações em comemoração ao Dia do Portador de Marca-passo, no próximo dia 23 de setembro. As atividades acontecerão na Unidade Acadêmica Brotas das 9h às 12h. O evento é uma iniciativa do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), com o apoio da Bahiana.

O objetivo é alertar a opinião pública sobre a necessidade de melhorar o acesso dos pacientes que necessitam desses dispositivos ao profissional médico, principalmente no Sistema Único de Saúde, uma vez que, atualmente, muitas pessoas morrem na fila de espera por um implante. 

A programação será aberta ao público e contará com a distribuição de material educativo e explanações de médicos para esclarecer dúvidas dos visitantes; exposição de marca-passo, cardiodesfibrilador e ressincronizador - para que as pessoas aprendam a diferenciar cada um deles -, atendimentos para aferição de colesterol e índice glicêmico.


Sobre o implante do marca-passo
Segundo dados do senso mundial de marca-passos e desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 190 marca-passos por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e, em Porto Rico, 606 marca-passos por milhão de habitantes. Em países desenvolvidos, esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 767 marca-passos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e, na Alemanha, 1.267.