Notícias

Notícias

Bahiana promove comemoração do Dia Internacional de Conscientização das Mucopolissacaridoses

Evento em prol de assistência a doença e doações será aberto à comunidade.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em parceria com a Associação Bahiana dos Amigos do MPS (ABAMPS), promove, no dia 16 de maio, das 07h30min às 12h, a comemoração do Dia Internacional de Conscientização da MPS, na Unidade Acadêmica Cabula, na Rua Av. Silveira Martins, nº 3.386.

A programação tem como objetivo reunir acadêmicos, docentes, colaboradores e a comunidade em geral para divulgar a Mucopolissacaridose (MPS). Os visitantes também podem contribuir com doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal e limpeza para os portadores da doença atendidos pela ABAMPS.

MPS
A Mucopolissacaridose ou MPS é um subgrupo das doenças de depósito lisossômicos (DDL) que pertencem ao maior grupo de doenças genéticas do metabolismo, causadas por ausência de enzimas.

É provocada por um defeito no gene que produz uma enzima chamada alfa-L-iduronidase. Por conta dessa deficiência, as células produzem a enzima em baixas quantidades ou não conseguem produzi-las.

Conforme o Ministério da Saúde, no Brasil, existem cerca de 600 casos de Mucopolissacaridose e, de acordo com a Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridose, no estado de São Paulo, estima-se que existam 150 casos confirmados. Conforme registros nas associações para portadores de Mucopolissacaridose, Pernambuco é o 2º estado que mais registra casos de mucopolissacaridose.

 

ABAMPS - Associação Bahiana dos Amigos do MPS
Criada em 2007, a associação foi desenvolvida pela falta de estrutura dos pacientes baianos em conseguir acesso ao tratamento para MPS.

É uma associação que integra pacientes de MPS e seus familiares do Estado da Bahia garantindo o acesso à saúde e lutando pela inclusão social.