Bahiana promove Curso Preparatório de Emergências Médicas Pré-HGE

Evento é realizado pela Liga do Trauma (LT).

Nos dias 27 e 28 de março e 10 e 11 de abril, foi promovido, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública o Curso Preparatório de Emergências Médicas Pré-HGE. O curso foi realizado pela Liga do Trauma (LT), destinado aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina e objetivou um treinamento prático com os estudantes, com a simulação dos principais procedimentos realizados na sala de emergência.

O curso foi coordenado pelo Prof. Rinaldo Antunes Barros, coordenador docente do Curso Prático Pré-HGE e orientador científico da Liga do Trauma da Bahiana e contou com uma carga horária de 20 horas.

Na ocasião, os alunos foram treinados em estações novas como a de traqueostomia, drenagem torácica, dissecção venosa, gasometria arterial, acesso venoso central, acesso intraósseo, sondagens gástricas e vesicais, além das estações de suporte básico e avançado de vida, suturas, intubação orotraqueal e choque.

Na presidência e vice-presidência do curso estão os acadêmicos Matheus Vieira e Yasmin Falcon e, juntamente com eles, os ligantes Alan Corsini, Ana Carolina Carvalho, Ana Luísa Sant’ana, Daniel Quadros Júnior, Danielle Serafim, Eduardo Passos, Fernanda Soares, Flávia Chaves, Guilherme Dahia, Gustavo Lucena, Ingrid Mesquita, João Paulo Paiva, Júlia Cruz, Júlia Pereira, Mayara Silva, Rodrigo Ramos, Tales Pagliarini, Thaís Mendes, Thiago Carvalho, Thomaz Passos e Vítor Calixto que  ministraram as estações práticas comprovando competência e sistematização dos procedimentos executados. Além deles, houve também a colaboração de ex-ligantes como Léo Dantas, Lisandra Lemos, Lucas Andrade, Mateus Góes, Rafael Ribeiro e Tassila Carneiro.

A programação é um resultado de uma grande trabalho proporcionado pela  Bahiana em formar profissionais qualificados.