PET - REDES encerra suas atividades

Evento integrou docentes, profissionais de saúde, discentes e representes do Ministério da Saúde e da secretaria de Saúde do Estado.

“Participar do PET foi uma oportunidade única, pois tivemos a vivência do trabalho em grupo com outros cursos e pudemos observar o paciente em diversos estágios da saúde, tanto na unidade básica quanto na UTI e nos hospitais. Trabalhamos, também, estratégias para a comunidade, administração na gerência e dispensação de medicamentos”, relata Bianca Rodrigues, 23 anos, aluna do 7° semestre do curso de Medicina da Bahiana que esteve presente no encerramento do Programa de Educação pelo Trabalho a Saúde (PET- Saúde – Redes Bahiana – Urgência e Emergência), na última terça-feira, 28 de julho, na Unidade Acadêmica Cabula.

Na programação, que reuniu docentes e discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e profissionais que atuam nos serviços de saúde, foram apresentados os resultados de dois anos de trabalho comunitário da Bahiana em conjunto com o Ministério da Saúde. Durante o evento, foi realizada uma mesa-redonda, intitulada: “Sinuosidades da Construção do Cuidado em Rede” e uma exposição, em três estandes, das experiências e produções construídas ao longo da realização do PET- Saúde, apresentadas pelos alunos.

Participaram da mesa de abertura a coordenadora do PET, Prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, a preceptora do PET, Prof.ª Lígia Marques Vilas Bôas, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Bahiana, Prof. Flávio Borges, avaliador do Ministério da Saúde.

A apresentação do painel foi coordenada por Prof.ª Marta Menezes, preceptora voluntária do PET Saúde e idealizadora do Projeto PetSaúde – Redes Bahiana e contou com a participação de Prof. David da Costa Nunes, preceptor do grupo Saúde da Mulher, Prof.ª Maria Constança Cajado, preceptora  do grupo Saúde da Criança, a estudante Larissa Porto, do Grupo Saúde do Adulto, a estudante de enfermagem Priscila Mascarenhas, do Grupo Saúde da Criança e a estudante de psicologia Tayenne Nascimento, do Grupo Saúde da Mulher.

“Fizemos um painel do encerramento de mais um programa institucional em parceria com o Ministério da Saúde e com as redes parceiras de saúde, a Secretaria Estadual e Municipal. Esse projeto foi aprovado em 2013 e obteve duração de dois anos de muito sucesso e empenho com a participação efetiva dos alunos, profissionais da rede e coordenação”, concluiu a coordenadora do PET, Prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia.

A aluna do 9° semestre do curso de Enfermagem, Ana Lorena, relata que participar do PET foi uma experiência única de grande importância para o enriquecimento do seu conteúdo acadêmico. “Tivemos a oportunidade de atender a comunidade e essa experiência é ímpar. Com o PET assumi um perfil diferenciado de profissional, pois trabalhamos em grupo com outros cursos tanto de medicina como psicologia e, com isso, enriqueci muito meu aprendizado”.

“O PET proporcionou um momento de integração e compartilhamento de experiências entre todos os envolvidos, tanto dos tutores, como discentes e docentes. É um crescimento tanto para a academia quanto para o serviço”, explana a coordenadora de ensino de graduação e pós-graduação, Prof.ª Maria de Lourdes.

A preceptora do PET, Prof.ª Lígia Marques Vilas Bôas, conclui que o evento foi de grande importância e impacto para os alunos. “Pretendemos dar continuidade a esse trabalho. O Ministério da Saúde foi um indutor, mas, na verdade, é uma ação que iremos buscar incorporar à cultura da instituição”, finaliza.