Bahiana recebe nota máxima no Conceito Institucional do MEC

Instituição reafirma seu compromisso com a qualidade da formação e responsabilidade social.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública acabou de ser recredenciada pelo MEC (Ministério da Educação), tendo recebido o Conceito Institucional 5, nota máxima na escala de avaliação.

Esse resultado coloca a Bahiana entre os 2,58% das instituições de ensino superior de todo o Brasil que têm nota 5, em um total de 2.712, incluindo universidades, centros universitários, faculdades e institutos públicos e privados que são avaliados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES.

O SINAES

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, levando em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis à sociedade, especialmente para os estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

Os processos avaliativos do SINAES são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que realiza levantamentos estatísticos e avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino.

É de responsabilidade do INEP:

O Censo Superior que é uma coleta anual de dados do ensino superior no país, incluindo cursos de graduação, presenciais e a distância;

A Avaliação dos Cursos de Graduação para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento periódico dos cursos de graduação;

A Avaliação Institucional, compreendendo a análise dos dados e informações prestados pelas Instituições de Ensino Superior (IES), no formulário eletrônico, e a verificação, in loco, da realidade institucional dos seus cursos de graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, servindo para credenciamento de novas instituições ou recredenciamento periódico daquelas já existentes.

Ainda, como parte do SINAES, as IES realizam, anualmente, a autoavaliação institucional, liderada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O processo de recredenciamento da Bahiana

No início de 2014, a Bahiana solicitou ao MEC seu recredenciamento institucional. Após várias etapas de preenchimento de formulários e envio de documentos, nos dias 3 a 5 de agosto de 2015, recebeu a visita de três avaliadores externos, indicados pelo INEP.

Esses avaliadores, após leitura de formulários e verificação de documentos, em especial o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional, fizeram visitas às unidades acadêmicas para conhecer as instalações da Escola e realizar entrevistas e reuniões com dirigentes, corpo docente, discente e técnico-administrativo, com o objetivo de observar aspectos ligados à política para ensino, pesquisa e extensão, às ações de responsabilidade social, à comunicação com a sociedade; à política de carreira, tanto para docentes como para colaboradores; às políticas de atendimento ao estudante, à infraestrutura física, à gestão administrativa e à sustentabilidade.

O desempenho da Bahiana

A instituição obteve nota máxima em todos os itens avaliados:

Planejamento e Avaliação Institucional:  5

Desenvolvimento Institucional: 5