Dia do Psicólogo é celebrado na Bahiana

Evento reuniu discente e docentes do curso de Psicologia.

“Hoje eu acordei muito saudosa. É importante quando já conseguimos construir uma trajetória e compartilhar de um lugar não só da maturidade, mas de experiências bacanas com a psicologia. Acordei agradecendo por ter escolhido ser psicóloga e acho que quando agradecemos, reconhecemos. Portanto, gostaria de reconhecer, porque hoje, além de ser o dia do psicólogo, eu comemoro 21 anos de formada”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto, na comemoração do Dia do Psicólogo, no dia 27 de agosto na Unidade Acadêmica Brotas, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O ponto alto da programação foi a participação da musicoterapeuta e psicóloga, Aline Góes, que ministrou a palestra “Interfaces entre a Psicologia e a Musicoterapia”. Também estiveram presentes a coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), Angélica Mendes, a gestora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Prof.ª Luiza Ribeiro e o professor de psicologia, Rafael Fernandes.

Em sua fala, Aline Góes explicou a atuação da musicoterapia em seu trabalho como psicóloga. “A musicoterapia tem toda uma interdisciplinaridade, dialoga com o universo psíquico e traz ao sujeito maiores possibilidades de expressividade, de construção simbólica e subjetiva”, conclui.

Durante o evento, foram homenageadas as ex-coordenadoras do curso de Psicologia da Bahiana, Prof.ª Rosália Correia e Prof.ª Mônica Daltro. Durante a celebração, a Prof.ª Luiza Ribeiro realizou a entrega do “Borboleguim de Ouro” para a coordenadora do NAPP, Angélica Mendes.

“Sinto-me honrada e valorizada por essa grande família que é a Bahiana. Aqui temos a oportunidade de fazer e ver o nosso fazer ter um efeito e a instituição nos retorna ou através de palavras ou de uma forma de reconhecimento de como esse fazer é importante para a academia. Hoje, eu me sinto feliz porque vejo o fruto do meu trabalho, o quanto eu construí de amigos e que contribuo com a formação de profissionais da área da psicologia. Trabalhamos com saúde e temos que fazer coisas saudáveis”, relata a homenageada.

“A psicologia faz parte do eixo principal da Bahiana, quando pensamos que saúde é cuidar do outro e, aí, esse curso tão bem estruturado que vem evoluindo nesses últimos anos na instituição, a olhos vistos, um reconhecimento da comunidade muito importante é parte da alma de toda a filosofia da Escola”, cometa Prof.ª Luiza Ribeiro.

O Dia do Psicólogo foi uma data cercada de homenagens aliadas à música e contou com a participação efetiva dos alunos no evento. “Esse dia é extremamente importante para o reconhecimento da nossa profissão. Aprendemos, hoje, novas abordagens, como é o caso da musicoterapia, e a valorizar a carreira que vamos seguir”, finaliza a aluna do 4° semestre do curso de Psicologia, Camila Nunes.