Treinamento sobre Código de Ética Profissional é promovido na Bahiana

Evento reuniu profissionais do HEB e docentes da instituição com o objetivo de discutir o código de ética.

“Esse treinamento faz parte de um convênio que temos com os campos de prática, onde inserimos os nossos alunos. O Hospital Evangélico da Bahia (HEB) é um desses campos utilizados, que integram os discentes de Enfermagem em um ambiente acolhedor e com muita potência para o aprendizado e nossa contrapartida é sempre apoiá-lo em algumas ações, principalmente de ensino, treinamento, compartilhamento de saberes, sendo um desses convites o de trabalhar a questão da ética”, relatou a professora do curso de Enfermagem e supervisora dos campos de prática e estágios da Bahiana, Rosicleide Freitas, que esteve presente no 4° Treinamento sobre Código de Ética Profissional, realizado no dia 28 de outubro, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação reuniu docentes de Enfermagem da Bahiana, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Evangélico da Bahia com o objetivo de sensibilização à responsabilidade técnica e postura ética no ambiente de trabalho, englobando dinâmicas e assuntos que normalmente interferem diretamente na ética profissional.

Segundo a professora de graduação de Enfermagem da Bahiana, Mel Espinheira, o intuito da dinâmica é trazer para a realidade dos profissionais o que, de fato, acontece no dia a dia do ambiente de trabalho. “O treinamento que promovemos é uma maneira mais lúdica, fluida, não se tratando de uma técnica maçante de estar falando e as pessoas só assistindo, mas, os envolvidos, interagem bastante e, por isso, iniciamos a dinâmica de integração, fazendo com que os profissionais saiam da zona de conforto e entendam o processo como um todo, na questão de interatividade.  É válido porque eles abrem os olhos  para a questão ética do trabalho que é fundamental”, explica.

O treinamento possibilitou uma retomada, na prática, do entendimento do código de ética e modificou a visão dos profissionais que obtiveram muitas mudanças no cotidiano de trabalho. “É o segundo encontro em que participo e esse treinamento possibilitou uma considerável mudança na nossa rotina de trabalho. O hospital há um ano tinha uma política e hoje mudou cerca de 40% no conhecimento da nossa equipe. Esses treinamentos vêm evoluindo, mostrando como devemos proceder de forma correta e também no tratamento dos pacientes, havendo uma melhora considerável no âmbito trabalhista”, relata Eliomário Estrela Oliveira, técnico de enfermagem do HEB.

A assessora de comunicação do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA), Cleide Soares, também participou do treinamento. Ela destaca que a programação é a continuidade de um evento anteriormente promovido, pelo Coren-BA chamado “Diálogos e éticas” e por ser uma programação substancial, foi dada continuidade a essa proposta. “A importância desse treinamento é ver que os trabalhos que a câmara técnica tem feito são repercutidos e continuados dentro da universidade”.

A programação contou com atividades lúdicas, como o júri simulado acerca de assuntos importantes no cotidiano de trabalho, a exemplo da questão das selfies em redes sociais que podem ocasionar danos graves aos profissionais, uma vez que a enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, da família e da coletividade.

Conforme a gerente de Enfermagem do Hospital Evangélico da Bahia, Simone Vieira, o júri simulado objetivou a sensibilização por parte de toda sua equipe de trabalho, tanto para a responsabilidade quanto para a prática assistencial. “Possibilitamos a leitura e busca de artigos do nosso código de ética que evidenciam os nossos direitos e deveres. Presenciei discussões de altíssimo nível respaldadas pelo código, tanto na defesa quanto na parte da acusação acerca das condutas colocadas em pauta”, finalizou.

Confira as fotos.