Síndrome da Zika congênita é o tema da 15ª edição do Ciência com Acarajé

Pet Biomedicina traz palestra de Dr. Manoel Alfredo Curvelo Sarno na conclusão do semestre.

“Para concluir o semestre com chave de ouro, trouxemos uma temática agravante que é a síndrome da Zika congênita, doença que, há pouco tempo, foi descoberta sua relação com o mosquito Aedes aegypti e que vem amedrontando toda a população brasileira e sul-americana”, explana o professor do curso de Biomedicina, Sidney Santana, coordenador do Ciência com Acarajé, cuja 15ª edição aconteceu no dia 19 de maio, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação reuniu docentes e discentes dos cursos de Biomedicina por meio do Programa de Educação Tutorial (PET) da Bahiana e alunos de outras faculdades com o objetivo de instruí-los acerca do tema. Ao longo da programação, foi ministrada uma palestra pelo Dr. Manoel Alfredo Curvelo Sarno, mestre e doutor em Tocoginecologia pela Unicamp e coordenador do internado de obstetrícia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que discutiu sobre a abrangência do vírus no mundo, casos de microcefalia e suas possíveis causas, entre outras temáticas relacionadas ao vírus da Zika.

“É importante as pessoas terem conhecimento do problema e transformarem o desespero e a paranoia em fatos reais e palpáveis que possamos combater. Temos feito esse alerta e nos tranquilizado um pouco porque os casos de infecção da zika e microcefalia têm diminuindo”, explica o Dr. Manoel Alfredo Curvelo Sarno.

Segundo a integrante do PET Biomedicina, aluna do 3° semestre do curso de Biomedicina da Bahiana, a escolha do tema foi em comemoração à 15ª edição do Ciência com Acarajé por ser uma temática importante a ser debatida. “Trouxemos essa palestra sobre zika convidando um mestre que domina a temática para esclarecer possíveis dúvidas e nos manter informados sobre um vírus que é considerado uma ameaça à saúde mundial”, explica.

Ao final da programação, foi apresentado o BioExpertise, um grupo de capacitação, ciência e saúde composto por professores formados pela  Bahiana com objetivo de promover cursos de capacitação e propagar o conhecimento nas redes sociais.

“Iremos lançar cursos em parceria com a Bahiana como cursos teóricos, práticos e de capacitação. Para iniciá-los, começaremos com um simpósio sobre Zika “SimpoZika”, no dia 11 de junho”, relata a Prof.ª do curso de Biomedicina da Bahiana, Fernanda Khouri.