Lançamento da Cooperativa Agentes de Vida Plena acontece em Pau da Lima

Cooperativa é apoiada pela Bahiana e pela Sociedade Hólon.

No dia 2 de junho,aconteceu o lançamento da cooperativa de artesanato Agentes de Vida Plena, no Complexo Comunitário Vida Plena, em Pau da Lima. A cooperativa trabalha com produtos reciclados propondo uma produção consciente e sustentável e é composta por um grupo de mulheres do bairro que integram o projeto mantido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pela Sociedade Hólon.

Estiveram presentes no evento professores, alunos e funcionários da Bahiana, além de representantes da comunidade de Pau da Lima.

O projeto Agente de Vida Plena foi formado com o propósito de promover o desenvolvimento do potencial humano, fortalecer uma rede de apoio social na comunidade de Pau da Lima, potencializando ações de promoção à saúde e sensibilizando a população feminina para a realização de ação social, de modo a fomentar o empoderamento.

A cooperativa de artesanato Agentes de Vida Plena nasce com o propósito de geração de renda, fortalecimento e acolhimento entre as Agentes de Vida Plena.

Sendo as mulheres a maior parte da população brasileira,  a garantia de direitos, entretanto, não assume a mesma proporção e a professora Karine Santana, coordenadora do projeto, ressalta que numa sociedade historicamente patriarcal e machista há de se desconstruir a fragilidade e a competitividade colocada sobre as mulheres.

“A sororidade é uma excelente estratégia para fomentar o empoderamento e fazer com que as mulheres elaborem, juntas, estratégias para firmar a garantia de direitos, sobretudo o direito de decidir sobre si mesmas”, finaliza.