CEDIMI é contemplado com prêmio de melhor trabalho em congresso no Japão

O estudo foi apresentado pelo professor do curso de Medicina da Bahiana e coordenador do Centro de Distúrbios Miccionais na Infância, Dr. Ubirajara Barroso Jr.

O Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI), uma iniciativa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Púbica e reconhecido como referência nacional no tratamento de alterações miccionais na infância, foi contemplado com mais uma conquista, obtendo o prêmio de melhor trabalho no congresso da International Children’s Continence Society (ICCS), nos dias 30 de junho a 2 de julho, em Kyoto (Japão). O estudo foi apresentado pelo coordenador do CEDIMI e professor do curso de Medicina da Bahiana, Dr. Ubirajara Barroso Jr., em conjunto com o chefe do Departamento de Uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Dr. José Murillo Bastos Netto.

O trabalho intitulado “Lower urinary tract symptoms in children are associated with urinary symptoms in their mothers” (Sintomas do trato urinário inferior em crianças estão associados a sintomas urinários em suas mães) foi desenvolvido durante cinco meses com 823 pares (mães e filhos) nas cidades de Salvador (BA) e Juiz Fora (MG), apontando a relação entre bexiga hiperativa em mães e seus respectivos filhos.

O estudo foi coordenado por Dr. Ubirajara Barroso Jr., sendo concretizado em conjunto com o Dr. José Murillo Bastos Netto, professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, e a doutoranda da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Ariane Sampaio Sousa.

Segundo Dr. Ubirajara Barroso, o estudo desenvolvido é pioneiro na literatura,   mostrando que mães que têm sintomas de urgência miccional e incontinência urinária têm 2,8 vezes mais chance de ter filhos com o mesmo comportamento. “Sempre esse problema foi estudado separadamente, não havia uma conexão. O estudo apontou que 12% das mães e 10% das crianças apresentaram bexiga hiperativa. Isso nos dá uma ideia de uma perspectiva nacional quanto à prevalência do problema”, explica.

Durante o congresso, foram apresentados os melhores trabalhos no mundo abordando a temática de alterações miccionais em crianças.  “Ser premiado em um congresso onde estão os principais pesquisadores do mundo no tema já é motivo de orgulho. É um estímulo muito grande para continuarmos trabalhando. Além disso, abrem-se novas perspectivas. Fomos convidados, juntamente com a New York Medical College e o Dr. Israel Franco, para investigar o porquê dessa relação entre mães e filhos apresentarem o mesmo problema”, afirma Dr. Ubirajara Barroso.

O médico ainda destaca ações que vêm sendo realizadas no centro como tratamentos inovadores em neuromodulação para o tratamento das crianças com incontinência diurna e noturna (enurese noturna).  “Hoje podemos dizer que somos um dos líderes mundiais em inovação para o tratamento da incontinência urinária em crianças”, comemora o urologista.

CEDIMI

O CEDIMI é um dos centros de referência do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB) e trata de alterações miccionais na infância, por meio de  atendimento multidisciplinar contando com urologistas pediátricos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, além de aparelhagem completa de urodinâmica.

O atendimento gratuito acontece uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, a partir das 13h.

Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB)
Av. Dom João VI, 275 – Brotas – Salvador – BA