II Colóquio sobre Saúde da População Negra

Evento é uma parceria entre a Bahiana, o CCVP e a Sociedade Hólon.

Nos dias 21 e 22 de outubro, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública promove o II Colóquio sobre Saúde da População Negra, na Unidade Acadêmica Cabula. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), a Sociedade Hólon e o curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O encontro foi proposto em comemoração ao Dia de Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra, celebrado no dia 27 de outubro, destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais da área de saúde e que proporcionará um espaço de diálogo e socialização das práticas de cuidado voltadas para a população negra, integrando as políticas públicas e a legislação voltada ao contexto da saúde e à gestão clínica. O seu público-alvo é a comunidade acadêmica acreditando-se  ser ela  a protagonista no processo de concretização da mudança do modelo de atenção à saúde que prioriza a integralidade e equidade no cuidado à população negra.

Saúde da População Negra

A saúde da população negra é um tema que vem sendo discutido com o propósito de provocar reflexão e atuação sobre as iniquidades em saúde. Os profissionais da saúde precisam estar atentos ao perfil epidemiológico dessa população para a condução adequada do processo do cuidar promovendo a viabilização do acesso, integralidade e qualidade na atenção.

A Política Nacional Integral de Saúde da População Negra (PNISPN) tem como objetivo promover a saúde integral dessa população, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde(SUS). Em suas diretrizes gerais, a PNISPN apresenta a inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e no exercício do controle social na saúde.

O II Colóquio sobre saúde da população negra tem a coordenação das professoras Karine de Souza Oliveira Santana, Lavínia Boaventura e Eleonora Peixinho. Serão disponibilizadas 200 vagas e as inscrições serão realizadas entre 12 de setembro a 10 de outubro mediante a doação de um livro para a biblioteca do CCVP.