Notícias

Notícias

II Jornada de Anatomia Médica da Bahia (JAMEB)

Programação reúne acadêmicos do primeiro e segundo anos do curso de Medicina.

compartilhe


Clique aqui para ver o cartaz.

Nos dias 15,16 e 17 de setembro, acontece a II Jornada de Anatomia Médica da Bahia (JAMEB), no Centro de Convenções da Unidade Acadêmica  Cabula, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação é uma iniciativa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) e reunirá acadêmicos do primeiro e segundo anos do curso de Medicina com o objetivo de permitir que os estudantes possam conhecer o impacto da anatomia nas especialidades médicas através de cursos, pré-jornadas, conferências, mesas-redondas, permitindo atualização científica com diversos especialistas renomados da sociedade médica.

Serão disponibilizadas 200 vagas e as inscrições já estão abertas. Mais informações sobre valores e horários poderão ser obtidas pelos telefones: (71) 99157-9201, com Leonardo Pereira e (71) 98112-1814, com Fernando Medrado Jr. ou pelo e-mail: nepa-jameb@bahiana.edu.br


Programação

No dia 15 de setembro, durante a manhã e a tarde, serão realizados os cursos da pré-jornada englobando os temas:

>> Anatomia Procedimental, realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA), objetiva desenvolver habilidades na realização de procedimentos essenciais na prática médica, associando a técnica de execução ao conhecimento da Anatomia Regional.

>> O curso de Anatomia Palpatória será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) com o objetivo de identificar estruturas anatômicas palpáveis.

>> Anatomia Semiológica, realizado pela Liga Acadêmica de Medicina Generalista (LAMEG), com objetivo de desenvolver habilidades de raciocínio clínico através do embasamento anatômico, apoiado pela realização do Exame Físico e da elaboração de um Sumário de Dados.

>> Dominando o PowerPoint será realizado pela Liga Acadêmica de Metodologia Científica e Bioestatística, no intuito de ampliar o nível de conhecimento dos participantes sobre o uso do PowerPoint, bem como a aplicação desse conhecimento para a elaboração de apresentação de slides melhores e visualmente mais didáticos.

>> Busca de Artigos Científicos, realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) objetivando estimular a utilização de artigos científicos e sistematizar as suas etapas da busca, nas bases de dados SciELO e PubMED.

>> Bioestatística Básica, realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia (NEPA) com a finalidade de estimular o entendimento e a utilização de Bioestatística Básica.

>> O curso de Neurorradiologia será realizado pela Liga Acadêmica de Neurociências Aplicadas (LANA) e pelo Grupo de Ensino em Neuroanatomia, com o objetivo de proporcionar, de uma forma didática, a ponte entre as principais patologias e os exames de imagem do sistema nervoso central com a Neuranatomia básica.

>> O curso de Anatomia Radiológica será realizado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Anatomia Radiológica (NEPAR), pela Liga Acadêmica de Anatomia Clínica (LAAC) e pela Liga Acadêmica de Radiologia e Imagem Aplicada (LAR), abordando as patologias e os exames de imagem do tórax com um embasamento teórico ministrado pela docente trazendo os princípios básicos da radiologia que irão fundamentar todo o restante do curso.

Durante a noite, ocorrerá uma cerimônia solene de abertura com uma conferência magna  proferida pelo palestrante convidado, com o tema Aspectos Éticos do Estudante de Medicina.

Nos dias 16 e 17 de setembro (manhã e tarde) ocorrerão as conferências e mesas-redondas, abordando os sistemas: Osteomuscular, Neurológico, Cardiorrespiratório, Endócrino, Reprodutor Feminino, Urinário e Digestório, com participação de 18 médicos palestrantes convidados.