Bahiana é uma das 80 melhores empresas de grande porte para trabalhar no Brasil

Great Place to Work 2016 premia novamente a Bahiana, agora no ranking nacional.

Fomentar uma cultura institucional baseada nos valores Servir, Empreender, Aprender, Ensinar e Comunicar tem rendido à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública um importante reconhecimento entre seus colaboradores: ela é, sim, um bom lugar para trabalhar!

Essa avaliação, feita pelos próprios funcionários da instituição, foi mais uma vez premiada pelo Instituto Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação que após conferir o Prêmio GPTW à Bahiana pela terceira vez consecutiva, em maio deste ano, como uma das cinco melhores empresas para se trabalhar na Bahia, volta a premiar a instituição agora dentro do ranking brasileiro. No último dia 15 de agosto, a Bahiana foi uma das 150 vencedoras da premiação nacional, ficando entre as 80 melhores empresas de grande porte em um universo de 1.563 organizações.

A cerimônia de premiação aconteceu no Espaço das Américas em São Paulo e teve como representantes da Bahiana o coordenador Administrativo e Financeiro, Emanoel Souza, e a gestora de Recursos Humanos, Telma Bastos. "Representar a Bahiana em um momento tão importante como esse é uma honra muito grande e receber um prêmio como o Great Place to Work que acontece no mundo inteiro com os mesmos padrões e requisitos e ver que estamos atendendo essas exigências nos faz perceber que isso é o reflexo da sinergia que temos com os valores institucionais. A Bahiana não fez nenhum movimento com o objetivo de conquistar esse prêmio, ele nasceu da espontaneidade, do que a empresa de fato é, na sua essência, porque se trata de um processo natural dos colaboradores, o prêmio vem do reconhecimento deles. Apesar de ter uma visibilidade nacional, ele é, na verdade, muito importante para a instituição, pois é conferido segundo a avaliação de quem faz a Bahiana, de quem é a instituição".

Entre as empresas concorrentes estavam a distribuidora de energia Elektro, Google e a mineradora Sama que alcançaram as primeiras colocações nas categorias grandes, médias multinacionais e médias nacionais. A Bahiana ficou entre as 80 empresas de grande porte.

"Estar entre as 80 melhores grandes empresas para se trabalhar no Brasil foi o feliz resultado de um desafio lançado à área de Recursos Humanos há mais ou menos seis anos. Na época, nosso desejo era de um dia estarmos entre as 100 melhores empresas do país. Há três anos, pela primeira vez, participamos da pesquisa do GPTW realizada na Bahia, que começou a acontecer naquele ano de 2013. A partir daí, fizemos parte de todas as edições e sempre ficamos entre as cinco primeiras colocadas no estado. Neste ano de 2016 entramos, também pela primeira vez, na pesquisa nacional e nos surpreendemos com o excelente resultado", comemora a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani.

A dirigente ressalta que a pesquisa consta de um questionário respondido pelos colaboradores de todas as áreas, escolhidos pelo GPTW, sem nenhuma interferência da instituição. "Desde o início, nosso maior objetivo foi conhecermos melhor a visão que nossos colaboradores têm da instituição para podermos melhorar nossas práticas e nosso relacionamento no dia a dia, fazendo daqui um lugar estimulante e agradável para se trabalhar e conviver, tendo como balizador uma metodologia aplicada em vários países. O resultado deste ano mostra que estamos na direção certa e que esse prêmio foi construído por todos nós. Mostra também que temos ainda muito o que fazer e melhorar, o que consideramos uma oportunidade preciosa para aprimorarmos e criarmos novas maneiras de ser, fazer e conviver na nossa querida BAHIANA. Estamos muito orgulhosos com esse prêmio e nos sentindo mais desafiados para os próximos anos", declara Soliani.

O GPTW

O Instituto Great Palce to Work, GPTW, estuda e identifica as melhores empresas para trabalhar há 20 anos. Hoje, o mapeamento alcança 53 países, ouvindo mais de 12 milhões de colaboradores acerca do ambiente de trabalho e das políticas internas que envolvem os colaboradores. Caso as empresas envolvidas não consigam uma avaliação satisfatória e queiram melhorar seus resultados, o Instituto oferece programas de consultoria e capacitação de colaboradores com a finalidade de aperfeiçoar o ambiente de trabalho destas organizações. Em sua terceira edição na Bahia, o GPTW ouviu 34 mil funcionários de 36 empresas que participaram da pesquisa. Entre elas, apenas 10 foram premiadas, somando um total de 8,6 mil colaboradores.