Pet Biomedicina realiza 16ª edição do Ciência com Acarajé

Avanços na Terapia Gênica e na Biotecnologia foi o tema abordado.

No dia 8 de setembro, foi realizado o XVI Ciência com Acarajé, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A programação reuniu docentes e discentes dos cursos de Biomedicina, por meio de seu Programa de Educação Tutorial (PET), além de alunos de outras faculdades com o objetivo de instruí-los acerca dos avanços na Terapia Gênica e na Biotecnologia.

Durante a atividade, foi ministrada uma palestra pelo biólogo, mestre em Medicina Veterinária e doutor em Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Adriano Costa de Alcântara, que explanou sobre o progresso na terapia gênica, biotecnologia e conhecimentos que o profissional biomédico e de outras áreas de saúde devem ter contato ao longo da sua formação acadêmica.

“O evento Ciência com Acarajé é interessante, pois é uma oportunidade de os alunos conhecerem o ponto de vista de cientistas, pesquisadores e professores que não são aqueles do seu dia a dia, agregando valor e conhecimento para que eles possam tomar atitudes ao longo da carreira, encontrando o caminho do seu futuro como profissional”, declarou Adriano Costa.

O professor do curso de Biomedicina e coordenador do evento, Sidney Santana, explica que o tema proposto foi escolhido pela sua relevância, principalmente na área da ciência aplicada exclusivamente na saúde. “A terapia gênica e a biotecnologia vêm crescendo cada vez mais no país e no mundo, trazendo novas tecnologias extremamente úteis para as aplicações clínicas e para as pesquisas científicas, sendo, então, um assunto interessante para aqueles que buscam a área da pesquisa na Biomedicina”.

Para Rodrigo Santos Brito, 6° semestre do curso de Biomedicina e integrante do PET, a programação foi enriquecedora. “Foi bastante significativo para nós estudantes conhecer as técnicas apresentadas, pois servirão para a prática profissional no futuro, com a inserção do biomédico na Biomedicina Molecular, na Imunologia e na pesquisa em geral”.

Confira as fotos.