Notícias

Notícias

1º de Dezembro - Dia Mundial da Luta contra a AIDS

OMS alerta para risco de uma nova epidemia mundial. Saiba como prevenir.

compartilhe

1º de dezembro é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Apesar dos avanços nas pesquisas para prevenção, tratamento e cura, a Organização Mundial de Saúde alerta para o risco iminente de uma nova epidemia mundial.

Trinta e cinco anos após o surgimento da doença, países do Leste Europeu, Norte da África, Caribe, Ásia Central e Oriente Médio voltaram a apresentar aumento no número de registros de HIV entre adultos.





Como prevenir

- Utilizar preservativos em qualquer tipo de relação sexual (vaginal, anal ou oral).

- Utilizar apenas materiais perfurocortantes descartáveis ou esterilizados (lâminas, navalhas, alicates). Em consultórios odontológicos, estúdios de tatuagem e estética ou clínicas de acupuntura, exija e certifique-se da esterilização ou substituição dos materiais.

- Transfusões de sangue e transplantes de órgãos devem ser realizadas com doadores saudáveis e fora de grupos de risco. Sangue e materiais hemoderivados devem ser devidamente testados.

- Todas as grávidas devem fazer o teste que identifica a presença do vírus HIV. Se o exame for positivo, a gestante receberá um tratamento adequado para evitar a transmissão para o filho durante o parto.  Também será necessário substituir o leito materno por leite artificial ou pelo humano processado em bancos de leite, os quais fazem aconselhamento e triagem das doadoras.