Bahiana é a única IES do estado a receber selo de acreditação do CFM e ABEM

Certificação atesta o cumprimento de pré-requisitos exigidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas para cursos de medicina._x005F_x005F_x000D_

O curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu, juntamente com outros cursos de 18 instituições de ensino superior na área de saúde do Brasil, um selo de acreditação oferecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). A instituição foi a única acreditada na Bahia por ser cumpridora de pré-requisitos exigidos pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), cuja primeira avaliação aconteceu em 2016. Veja a relação completa da instituições creditadas.

Para receber o selo de acreditação, as instituições de ensino comprovaram excelência em diferentes aspectos que envolvem requisitos educacionais, perfil dos docentes, qualidade da gestão e da infraestrutura disponível, entre outros pontos. O processo de avaliação envolveu desde o preenchimento de um questionário on-line até visitas in loco, com a participação de dirigentes, docentes, estudantes e técnicos da entidade avaliada, representantes da comunidade, da rede de saúde local e a equipe de avaliadores. A certificação vale por três anos, quando, então, os cursos serão reavaliados.

Dos 19 cursos acreditados, seis estão situados em estados da Região Sudeste (32%). Em segundo lugar, aparecem as regiões Nordeste e Sul, com cinco cursos acreditados em cada uma. Do ponto de vista do perfil da gestão administrativa, a maioria (68%) é privada. Com relação ao tempo de funcionamento, 53% das escolas avaliadas têm entre 47 e 63 anos de experiência pedagógico-institucional e 42%, de 10 a 20 anos de criação. Apenas uma das instituições existe há menos de 10 anos.

“Temos uma interpretação extensiva das nossas missões precípuas, previstas na Lei 3.268/57, de que zelar pelo ético desempenho da medicina por todos os meios ao nosso alcance é também contribuir com a formação dos futuros profissionais médicos. É com plena consciência desse dever que aproveitamos a oportunidade ímpar de contarmos com a disponibilidade de uma equipe proficiente voltada às questões de avaliação dos cursos médicos”, disse o presidente do CFM, Carlos Vital, em matéria publicada no site do Conselho.

“Essa certificação do CFM/ABEM é muito importante para nossa escola. Ela atesta a qualidade de nosso curso de Medicina e nos inclui em um pequeno grupo de cursos de medicina que terão, muito em breve, uma certificação também internacional, pois o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) já iniciou o processo de reconhecimento internacional de sua acreditação”, declara a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani. Segundo ela, a certificação também traz benefícios para os estudantes da Bahiana, pois abre possibilidades de estágios em importantes instituições. “Para nossos alunos, isso significa a oportunidade de realizar estágios e residências em outros países, como por exemplo, nos EEUU, que só aceitarão estagiários e residentes que vierem de cursos certificados internacionalmente”.