Notícias

Notícias

Encontro reafirma parceria entre a Bahiana e o Hospital Cárdio Pulmonar

Parceria visa cooperação técnica e acadêmica entre as instituições.

compartilhe

Com o objetivo de estreitar laços para fins de cooperação técnica e formação acadêmica em âmbito de pós-graduação, professores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e profissionais do Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) estiveram reunidos na manhã de 31 de março, na sede administrativa da unidade de saúde. O encontro foi mais uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Bahiana que tem à sua frente o Prof. Atson Fernandes.

O evento foi aberto com uma fala do gestor de Prática Médica e coordenador de Medicina Cardiovascular do HCP, Dr. Eduardo Darzé. "Essa parceria vem para firmar uma vocação acadêmica do Hospital Cárdio Pulmonar, sendo muito rica para as duas instituições", afirmou. Na ocasião, ele realizou uma apresentação institucional, destacando os padrões gerenciais do hospital e as políticas de fomento à gestão da qualidade.

     
"Essa parceria já existe, mas agora estamos aproximando ainda mais essa colaboração com o Hospital Cárdio Pulmonar (HCP) que já acolheu diversos projetos de pesquisa da Bahiana em nível de mestrado e doutorado", destacou o pró-reitor de pesquisa e inovação da Bahiana. Atson Fernandes ainda apresentou um breve histórico da pesquisa acadêmica no mundo e a posição do Brasil nesse contexto, dando ênfase à importância de se contribuir com iniciativas inovadoras.

Também participaram do encontro a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação, Maria de Lourdes de Freitas Gomes, o professor do Programa de Pós-Graduação da Bahiana Dr. Armênio Costa Guimarães, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Inovação, Dra. Alene Vanessa Azevedo dos Santos e a coordenadora do Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica, Thais Calasans.
     
A programação contou ainda com uma apresentação da produção científica realizada por profissionais do corpo clínico e do administrativo do HCP realizada pelo coordenador de Pesquisa e Treinamento Médico da instituição, Dr. Luiz Ritt, que, recentemente, passou a integrar o quadro de professores da Bahiana.

Foram apresentados, também, os grupos de pesquisa da Bahiana relacionados à saúde cardiovascular: o grupo Doenças Cardiovasculares pela Prof.ª Dra. Ana Marice Ladeia,que é liderado por ela e pelo Prof. Dr. Armênio Costa Guimarães; o Grupo de Pesquisa em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória pela Prof.ª Dra. Cristiane Dias; o Grupo de Pesquisa Insuficiência Renal e Doença Cardiovascular pela Prof.ª Dra. Constança Sampaio Cruz; o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Performance Humana pelo Prof. Ciro Oliveira Queiroz e o Núcleo de Biotecnologia e Bioprospecção (NBBio) pela Dra. Alene Vanessa Azevedo dos Santos.

Os programas de mestrado e doutorado em Tecnologias em Saúde e Medicina e Saúde Humana também foram apresentados pelos respectivos coordenadores, Prof. Dr. Marcus Almeida e Prof.ª Dra. Ana Marice Ladeia.


Confira as fotos.