Biomedicina: Edital para concessão de Bolsas de Iniciação Científica para Projetos de Pesquisa

CURSO DE BIOMEDICINA - EDITAL 2007.1

Seleção Pública de Proposta de Concessão de Bolsas
de Iniciação Científica para Projetos de Pesquisa

1. Informações Gerais

A Coordenação do curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP, da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências-FBDC, comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a submissão de candidaturas ao Programa Bolsas de Iniciação Científica (PIC) para alunos de graduação do curso de Biomedicina. O Programa de Bolsa de Iniciação Científica visa despertar e incentivar a vocação científica entre estudantes de graduação, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadores atuantes e qualificados, possibilitando a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, com aprimoramento do espírito crítico.

As bolsas serão financiadas pela Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC). Devem, portanto observar o disposto neste edital (www.bahiana.edu.br) e atender ao regimento do Curso de Biomedicina.

1.2. Cronograma

Lançamento do Edital - 25/04/2007
Recebimento de Propostas até - 31/05/2007
Lançamento do Edital - 25/04/2007
Recebimento de Propostas até - 31/05/2007
Análise e Julgamento até - 15/06/2007
Divulgação dos Resultados - 17/06/2007
Implementação das Bolsas - 01/08/2007

1.3. Alunos Elegíveis

Poderão ser contemplados com bolsas estudantes de graduação regularmente matriculados no Curso de Biomedicina (EBMSP/FBDC) até o sétimo semestre, sob a orientação presencial de docentes/pesquisadores em atividade no Curso. É vedado o acúmulo de bolsa de qualquer tipo e a existência de vínculo empregatício durante a sua vigência.

Dedicar-se 16 (dezesseis) horas no mínimo e no máximo 20 (vinte) horas às atividades do plano de trabalho.

1.4. Orientadores Elegíveis

São elegíveis docentes/pesquisadores do Curso de Biomedicina (EBMSP/FBDC), portadores de, no mínimo, título de Mestre, com disponibilidade de orientação de no mínimo 4 (quatro) horas semanais e produção científica comprovada nos últimos 5 (cinco) anos. Cada orientador poderá concorrer com 01 (um) projeto.

1.5. Duração e Prazos

O período de duração da bolsa será de 12 meses.

2. Apresentação das Propostas - Inscrição

· Formulário de apresentação de projeto de pesquisa do orientador da FBDC/Curso de Biomedicina preenchido (Anexo A);

· Formulário de apresentação de plano de trabalho (individual), a ser desenvolvido pelo bolsista no projeto de pesquisa, preenchido (Anexo B);

· Currículo Lattes resumido e atualizado do orientador (impresso da Plataforma Lattes), com produção dos últimos 05 (cinco) anos;

· Histórico escolar do candidato à bolsa, autenticado pela Secretaria do Unidade Acadêmica Cabula.

· A inscrição será realizada pelo candidato a orientador, através do preenchimento dos formulários específicos (disponíveis em http://www.fdbc.edu.br) cujas cópias deverão ser entregues junto com o Currículo Lattes do orientador e com o Histórico Escolar do aluno, em 02 (duas) vias, no protocolo da Secretaria do Unidade Acadêmica Cabula.

· Os candidatos inscritos e avaliados de acordo com o Edital de Bolsas 2007 da FAPESB estarão automaticamente inscritos neste Edital, se protocolarem a sua intenção na Secretaria estando dispensados de submissão e avaliação.

3. Análise e Julgamento

A seleção das propostas submetidas à FBDC/EBMSP – Curso de Biomedicina, em atendimento a este Edital, seguirá as etapas e condições abaixo e obedecerá aos critérios de julgamento da Comissão de Atividades Complementares indicada pelo Conselho de Integração Curricular do Curso.

O julgamento das propostas será realizado pela Comissão, as quais receberão uma pontuação nos termos das Fichas de Avaliações (Anexo C), resultando num processo classificatório para concessão das bolsas.

As propostas dos candidatos já pontuadas pela FAPESB entrarão apenas nesse processo classificatório.

4. Resultado do Julgamento

Os resultados serão divulgados na sede da FBDC e pela Secretaria do Unidade Acadêmica III.

5. Acompanhamento e Avaliação Final

O pesquisador demonstrará a evolução do trabalho do bolsista à Coordenação do Curso de Biomedicina através dos relatórios do bolsista e da sua apresentação na Mostra Científica anual da EBMSP.

O bolsista deverá apresentar um relatório parcial de suas atividades após os primeiros 06 (seis) meses de vigência e um relatório final, até 15 dias após o término da bolsa. A evolução da orientação será avaliada pela Comissão de Atividades Complementares.

A FBDC resguarda-se ao direito de, a qualquer momento, solicitar informações ou documentos adicionais julgados necessários à avaliação e acompanhamento das propostas.

6. Revogação ou Anulação do Edital

A qualquer momento, o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, inclusive quanto aos recursos a ele alocados por decisão unilateral da FBDC, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direitos à indenização ou reclamação de qualquer natureza.

7. Execução das Atividades

Um mínimo de 50% das atividades deverá ser realizado nas dependências da FBDC/EBMSP – Curso de Biomedicina.

Essas atividades deverão estar discriminadas e explicitadas nos relatórios.

8. Informações Adicionais

Os projetos selecionados deverão ser submetidos à Comissão de Ética da Instituição, quando necessário.

O Edital e seus anexos serão publicados na página da internet da Bahiana: https://www.bahiana.edu.br.

Salvador, 25 de abril de 2007.

Geraldo José Argôlo Ferraro

Coordenador do Curso de Biomedicina