Notícias

Notícias

15 de maio - Dia "D" de Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses

Data marca a causa das pessoas portadoras das chamadas ?doenças raras?.

compartilhe

15 de maio é o Dia “D” de Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses (MPS), subgrupo de doenças metabólicas genéticas causadas por deficiências enzimáticas que levam ao bloqueio da degradação dos mucopolissacarídeos. Também conhecidas como “doenças raras”, são agravadas pela dificuldade de diagnóstico e tratamento.

Na Bahia, o acesso a serviços de saúde estruturados e inclusão social para portadores de MPS é uma luta constante da Associação Baiana de Amigos da Mucopolissacaridose e Doenças Raras (ABAMPS).

Criada em 2007, a ABAMPS conta com um grupo de profissionais de saúde que, de forma voluntária, participam de ações que visam auxiliar e atender às diversas demandas de pacientes e familiares. A associação também dedica esforços a divulgar informações relevantes sobre as doenças raras, ainda bastante desconhecidas pela população.

Nesta segunda-feira, a Bahiana abriu espaço para conscientização do público com voluntários da ABAMPS. A ação incluiu exames de sangue em crianças para a identificação de doenças raras.

Acesse www.abamps.com.br e saiba como abraçar essa causa! #MPSDAY

Confira as fotos.