NO DIA DO BIOMÉDICO, 20/11, A BAHIANA REALIZA EVENTO COMEMORATIVO

No dia 20/11 estaremos comemorando o Dia do Biomédico e, assim, nesta data a Bahiana estará realizando um evento comemorativo com mini-cursos e conferências direcionados a todos os interessados.
Confira ao final deste informativo a Programação completa do evento.
O Curso de Biomedicina ou Ciências Biomédicas, Modalidade Médica, foi pioneiramente implantado em 1966.
O surgimento de uma nova profissão apresenta um processo complexo de natureza histórica, técnica e social. Muitos avanços marcaram a história da estabilidade do Curso de Biomedicina, e todos esses foram marcados por manifestações dos acadêmicos e pelo valioso empenho das entidades de ensino superior. É por esse motivo, após tanta luta e conquistas, que há muito que ser comemorado, nesse dia: 20 de Novembro.

“Sancionada Lei 11.339/2006 instituindo o Dia Nacional do Biomédico a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro.”

A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre medicina e biologia, voltada para a pesquisa morfofisiológicas dos organismos e suas variações, tanto em nível individual quanto coletivo; relacionar estes processos entre si, de maneira a intervir, direta ou indiretamente, na melhoria da saúde humana e ambiental; reconhecer a saúde como direito e como condição digna de vida e compreender o estado da arte do conhecimento biomédico, com postura crítica e reflexiva; comunicar-se com seus pares e interagir em equipes multidisciplinares; adequar-se às inovações científicas e tecnológicas; reconhecer o papel da qualidade ambiental na manutenção da saúde humana, com ênfase nos ecossistemas do Estado da Bahia; respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; identificar as variáveis sócio-econômicas, étnicas e culturais da população, atuar como agente transformador em benefício da sociedade humana, reconhecer o funcionamento do Sistema Nacional de Saúde e compreender as peculiaridades regionais.
“É com grande prazer que nós, da comunidade acadêmica do curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, realizamos esta atividade complementar, que certamente enriquecerá o conhecimento em algumas áreas de interesse em nossa vasta área de atuação”.

08:00 – 12:00 - Mini-Cursos
- Citologia Esfoliativa - Prof° Adalardo Sousa Carneiro
- Proteção Radiológica - Prof°. Carlos José Cardoso de O. Júnior
- Fundamentos da Imunohematologia - Profª. Maria Teresita Bendicho Del Ninõ

12:00 – 13:00 - Almoço

13:00 – 14:00 - Abertura
Prof. Dr.Humberto de Castro Lima
Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani
Lançamento do Projeto: Heróis da Saúde - Profª Tânia Klober Brazil

14:00 – 15:00 - Apresentação de Trabalhos Científicos de Alunos (Oral e Pôsteres)

15:00 -18:00 – Conferências

15:00 – 16:00 - A Utilização de Toxinas como Ferramentas Farmacológicas e Biotecnológicas - Profª Drª. Luciana Casais

16:00– 17:00 - Reprodução Assistida - Dr. Joaquim Costa Lopes

17:00 – 18:00 - Parasitologia na cultura humana - Prof. Dr. Marcus Vannier

Lançamento do Projeto: Ciência na Estrada

18:00 – 19:00 - Mesa Redonda: “Me formei, e agora?” - Professores, ex-alunos e convidados.

19:00 - 19:30 – Encerramento: Coordenador do Curso - Prof. Geraldo Argolo Ferraro

Contamos com a sua presença!

“Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido feito.”