Cursos de Saúde da Bahiana participam do PET GRADUA SUS

Programa é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade.

O programa de extensão Pet Gradua SUS realizou oficinas nas Unidades de Saúde da Família do Humberto Castro Lima, Fernando Filgueiras e Santa Luzia. Os cursos ocorreram nos dias 20 e 27 de abril e também nos dias 10, 15 e 18 de maio.

Cerca de 70 participantes, entre alunos, professores da Bahiana e profissionais de saúde compareceram ao evento. O objetivo foi estabelecer mudanças consistentes e alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS) para todos os cursos de graduação na área de saúde.

O programa busca qualificar os processos de integração entre a educação, o serviço e a comunidade, articulando o Sistema Único de Saúde (SUS) e as instituições de ensino. A estratégia do Ministério da Saúde visa inserir discentes e docentes no cotidiano das unidades de saúde, especificamente na atenção primária.

Durante o curso de extensão, equipes das unidades de saúde da família dos distritos do Cabula e de Brotas tiveram o apoio de estudantes bolsistas e voluntários, professors, preceptores e integrantes da gestão municipal, que atuaram como articuladores do processo.

Entre as atividades desenvolvidas, destacou-se o acolhimento pedagógico aos profissionais das unidades. Quanto às temáticas abordadas, foram elencadas pelas equipes de saúde por meio do diagnóstico situacional realizado durante as vivências nas unidades e nas reuniões de equipe.

Os temas mais votados foram a estratégia de saúde da família, atribuições dos profissionais na USF, redes de atenção, trabalho em equipe, território e mapeamento.