Programa Bahianescer promove oficinas na comunidade de Mata Escura

Oficinas aconteceram nos meses de março a maio de 2017.

Nos dias 6 e 20 de março, 3 e 17 de abril e 5 e 15 maio foram realizadas  oficinas do Programa Bahianescer,  no auditório da Escola Márcia Mércia, na Comunidade de Mata Escura.

A programação totalizou seis oficinas e os temas debatidos até o dia 15 de maio envolveram as temáticas de cidadania e política, implantação da caderneta do adolescente, saúde e movimento (hábitos saudáveis de vida), saúde mental na adolescência e família. É importante destacar que, até o término do semestre, ainda serão debatidos os temas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), violência e cultura da paz.

Para a elaboração das oficinas, foram utilizadas metodologias ativas de aprendizagem com os jovens e adolescentes da Mata Escura, cujo objetivo foi integrar os alunos da Bahiana em vivências na comunidade, trabalho em equipe e interprofissional, formação de multiplicadores em saúde, promoção de ambiente saudável para rodas de conversas sobre temáticas de saúde e de conhecimentos gerais atuais e incentivo ao protagonismo juvenil.

Participaram das oficinas jovens do coletivo social Adolescer com Arte que utilizam o conteúdo discutido, multiplicando as informações em sua comunidade, escolas, associações de moradores, entre outros.

Como produto final desse trabalho, é elaborada e roteirizada uma peça de teatro para consolidação do conhecimento adquirido e divulgação para atores socais envolvidos e coletividade.

BAHIANESCER

O programa tem como foco o trabalho interdisciplinar para promoção e educação em saúde com a participação de docentes do curso de Enfermagem e Educação Física e alunos dos cursos de Enfermagem e Psicologia.  A ideia é promover o desenvolvimento da reflexão através de atividades com jovens e adolescentes, pautada na política de atenção integral à saúde do adolescente, editadas pelo Ministério da Saúde, além de implementar um programa de formação de multiplicadores em saúde para promoção e autocuidado com o público adolescente.

O BAHIANESCER surge com o ideário do curso de Enfermagem da Bahiana com a proposta de contribuir academicamente para um olhar diferenciado à saúde integral de adolescentes e jovens em um programa interprofissional.