Notícias

Notícias

PET Biomedicina realiza XVII edição do Ciência com Acarajé

Evento abordou a utilização do neuronavegador para tratamento cirúrgico de tumores Intracranianos.

compartilhe

No dia 11 de maio, alunos e professores do curso de Biomedicina estiveram reunidos na 17ª edição do Ciência com Acarajé, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. O evento, produzido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Biomedicina, também recebeu alunos de outros cursos com o objetivo de instruí-los sobre a utilização do neuronavegador para tratamento cirúrgico de tumores intracranianos.

Na oportunidade, foi ministrada uma palestra pela biomédica especialista em  neuronavegação e graduada pela Bahiana, Diane Éllen Serra, que explanou sobre a utilização do neuronavegador e sua importância para os profissionais biomédicos.
A biomédica explicou que o equipamento permite detectar tumores cerebrais e tratá-los isoladamente. Sua utilização é algo relativamente novo na Bahia. “Ainda são poucos os neurocirurgiões que operam com essa ajuda”, lembrou. 

    
Para Serra, é função da universidade preparar os alunos para o mercado, daí a importância de apresentar o assunto, norteando futuras atuações profissionais. “Como a área de biomedicina tem uma grande formação em imagem, muita gente vai trabalhar com isso. É importante conhecer os procedimentos”.

De acordo com a especialista, para o uso correto do neuronavegador, é imprescindível que o equipamento esteja com os exames de ressonância e tomografia seguindo um protocolo específico.

O professor do curso de Biomedicina e coordenador do evento, Sidney Santana, assim explicou a proposta da 17ª edição do Ciência com Acarajé: “trouxemos uma temática que é bem conhecida na Europa e nos Estados Unidos para mostrar aos alunos a importância de reunir uma equipe multiprofissional com médicos, biomédicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde”.

Para Larissa Brito dos Santos aluna do 3° semestre do curso de Biomedicina o evento do PET agrega conhecimento. “Já participei de três edições consecutivas e acho interessante a proposta de atrair os alunos não só do curso de Biomedicina como de outros cursos com enfoque em assuntos que, durante a nossa graduação, serão de extrema relevância para a nossa formação profissional”.
     ?    
Caio Luís Dórea aluno do 3° semestre do curso de Biomedicina contou que o tema foi muito pertinente, pois apresentou a noção de precisão na cirurgia de neuronavegação. “O evento é interessante pela diversidade de temáticas abordadas e pela integração de alunos de diversos semestres e cursos”.

Para Luan dos Santos Araújo aluno do PET Biomedicina o tema abordado nessa edição do Ciência com Acarajé é resultante da inovação na área biomédica que ocorreu no fim de 2016. “Foi enriquecedor participar do evento e acompanhar essa discussão, relevante para nós, alunos e, também, por ser algo interdisciplinar”.

Confira as fotos.