Comitê de Ética para o Uso de Animais de Laboratório

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E MODELOS DE AULA ENVOLVENDO ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) mantém atividades de ensino e pesquisa que envolvem animais de laboratório como camundongos, ratos e coelhos. Faz parte da política ética da Instituição, em consonância com normas internacionais e nacionais, a manutenção de um Comitê de Ética para o Uso de Animais de Laboratório (CEUA), que tem como funções básicas orientar a prática do uso de animais de forma que essa possa acontecer quando essencialmente necessária e mantendo a saúde e o bem estar destes animais.

Para isto, a CEUA se reune mensalmente e avalia os projetos enviados por professores/pesquisadores da Instituição. Após a avaliação é concecida ou não permisão para que se desenvolvam de forma que não haja uso desnecessário ou inadequado de animais. Deve-se ressaltar que todos aqueles responsáveis por práticas com animais (aulas ou pesquisa) devem submeter seus protocolos de trabalho antes que sejam executados. Isto evita que atitudes inadequadas sejam tomadas e também mantém o compromisso ético da Bahiana.

Para submeter um projeto, o interessado deve preencher o formulário em anexo e enviar para a secretaria da CEUA, que fica no Unidade Acadêmica de Brotas, na clínica-escola de Psicologia, aos cuidados da Sra. Eridã Almeida. Cada projeto será enviado para um membro da CEUA ou consultores Ad Hoc, que então dará seu parecer em um plenária. Os resultados serão encaminhados através do malote da Instituição para o proponente, no seu Unidade Acadêmica de origem.