Bahiana por um dia recebe alunos do 3° ano do Colégio Vitória Régia

Visita possibilita aos alunos conhecerem os cursos que a Escola oferece.

“O grande sonho da minha vida é cursar Medicina e através do projeto tive a oportunidade de visitar as instalações de todos os cursos e laboratórios da Bahiana. É apaixonante e só me certifico mais que a escolha pela Medicina é concreta na minha vida”, relata a estudante do 3° ano do Colégio Vitória Régia, Maria Clara Mota, de 17 anos, que esteve presente, no dia 2 de agosto, em mais uma edição do Bahiana por um Dia na Unidade Acadêmica Cabula.

Durante a visita, os estudantes do 3° ano do Colégio Vitória Régia fizeram um tour pela Escola, visitando o Laboratório Morfofuncional de Medicina, o Centro Odontológico da Bahiana Saúde, além de fazerem experimentação em eletroterapia, avaliação da postura e anatomia palpatória com o professor Bruno Goés, juntamente com a Liga Acadêmica para o Estudo da Dor (LABED).

Foram esclarecidos, também, pela professora de Psicologia Marcia Tirone, alguns mitos e verdades sobre a Psicologia, além de demonstrações de RCP no Laboratório de Habilidades, apresentação do Laboratório de Análises Clínicas pelo professor do curso de Biomedicina, Arthur Dias enfocando as doenças parasitárias, assim como uma descrição da rotina do Laboratório em Ciência do Esporte pelo coordenador do curso de Educação Física, Clarcson Plácido.

A analista de Relacionamento Institucional da Bahiana, Julia Macedo, explica que o Projeto Bahiana por um Dia tem como objetivo receber alunos que estão no processo de formação profissional para conhecer um pouco mais sobre os cursos oferecidos pela Escola. “Queremos que eles conheçam a saúde como um todo e não só um curso específico. Ao longo da programação, os estudantes têm a possibilidade de passar por atividades envolvendo todos os cursos com alunos e professores da Escola, em que eles vivenciam um pouco como é o cotidiano da Bahiana”.

Christine Keller, orientadora educacional do ensino médio do Colégio Vitória Régia, pontua que o projeto é muito importante, pois os alunos têm a oportunidade de vivenciar a rotina do cenário acadêmico. “Acho superválido como orientadora vocacional poder acompanhar esse trabalho, pois, na verdade, é uma simulação mais próxima da realidade que esses alunos irão encarar futuramente. Então, eles têm acesso aos laboratórios, à parte prática, ou seja, o que eles vão de fato utilizar durante a graduação”.

Para Ana Marta, monitora do Grupo de Ciências Morfofuncionais e aluna do 2° semestre do curso de Medicina da Bahiana, o projeto consegue nortear os estudantes em relação à escolha do curso e do que eles pretendem para a vida acadêmica. “Eu acho que o estudante não tem muita noção do que fazer após o ensino médio, então, esse projeto apresenta uma visão do que esse estudante irá encontrar na faculdade. Hoje eu ministrei uma pequena aula de ossos e músculos bem resumida, sendo que é um assunto que não é passado na escola e, se o estudante gostou, ele já pode pensar em cursar Medicina ou até mesmo descobrir que não é o curso que ele quer fazer”.

“Sempre quis fazer Medicina e conhecer a Bahiana é uma experiência maravilhosa, pois é uma Escola completa que oferece qualidade tanto no ensino quanto nas instalações e laboratórios”, finaliza Flavia de Matos, aluna do 3° ano do Colégio Vitória Régia.

Confira as fotos.