Notícias

Notícias

Terapia Ocupacional entre as dez profissões do futuro, até 2014

Saiba mais sobre esta profissão que cada vez mais é reconhecida mundialmente.

compartilhe

A Terapia Ocupacional está entre as profissões mais procuradas mundialmente e terá maior reconhecimento até o ano de 2014, segundo uma divulgação da rede de comunicações CNN (clique aqui e confira).

O que é?

"Campo de conhecimento e intervenção em saúde, em educação e na ação social, que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas especificas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais e/ou sociais), apresentam, temporária ou definitivamente, dificuldades de inserção e de participação na vida social." (USP, 2003)

O que faz?

Cuida das pessoas com problemas que interferem ou limitam a execução das suas atividades diárias, considerando seus desejos, afetos e cultura na busca pela ampliação de seu desempenho ocupacional, sua autonomia, reconstrução do seu cotidiano e participação social.

Como faz?

Na Terapia Ocupacional, o trabalho, o lazer, assim como o brincar e as atividades do cotidiano constituem-se recursos terapêuticos para o desenvolvimento e transformação do homem.

Quais as áreas de atuação?

Na atenção integral à criança e ao adolescente
Na atenção integral à saúde do Idoso
Na atenção integral ao Adulto

Onde atua o profissional?

- Clínicas
- Consultórios
- Centros de Saúde
- Centros Comunitários
- Centros de Reabilitação
- Centro de Atenção Psicossocial
- Centros de Convivência
- Domicílios
- Empresas
- Escolas e Creches
- Hospitais
- Instituições Penais
- Instituições para Idosos
- Entre outros

Público-alvo

Sua clientela é constituída de diferentes grupos populacionais (crianças, adultos e idosos) em situação de risco ou com alteração nos aspectos biopsicosocial e ocupacional, ou seja, desordens físicas, sensoriais (audição, visão, memória e outros), psicoemocional (deficiência mental, problemas emocionais, doença mental e outros), doenças e acidentes do trabalho.

O Curso

O curso de Terapia Ocupacional da Bahiana é reconhecido pelo MEC, através do Decreto de nº 76.186, de 1975; tem duração de 4 anos. É seu propósito proporcionar uma formação de caráter generalista, capacitando o graduando nas diferentes áreas de atuação profissional.