REAII recebe estudantes cubanos em visita ao curso de Medicina

Visitantes puderam conhecer o modelo de ensino e as práticas docente-assistenciais com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe do Núcleo de Relacionamento Institucional e Internacionalização da Bahiana (REAII) recebeu, no dia 28 de agosto, um grupo de estudantes da Universidade de Ciências Médicas de Havana.

O objetivo da visita foi conhecer o modelo de ensino do curso de Medicina e as práticas docente-assistenciais com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação contou também com uma roda de conversa entre os visitantes e os estudantes Victor Lopes Oliveira, Gustavo Lima O’Dwyer e Ana Áurea Vilas Boas Hilarião do 11º semestre do curso de Medicina, coordenada pela Prof.ª Dra. Eliana de Paula.

“O encontro foi muito rico possibilitando uma troca de informações acerca do ensino médico, das etapas da formação, do rodízio nos internatos, dos processos de definição das residências e as ações governamentais de ambos os países – Brasil e Cuba”, explicou a gestora do REAII, Prof.ª Maria Antonieta Nascimento.

Em seguida, a Prof.ª Eliana de Paula fez uma visita orientada a todas as instalações do Centro Médico Bahiana Saúde, permitindo aos visitantes interagir com alguns grupos de estudantes que realizavam discussões de caso com seus respectivos tutores sobre pacientes atendidos na unidade.

A aproximação dos estudantes cubanos com a BAHIANA ocorreu por meio da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) da UFBA, que solicitou essa atividade como parte do cronograma do grupo cubano no Brasil.

A CLEV – BAHIANA com apoio do REAII estará promovendo um encontro, no dia 21/09, com o objetivo de orientar os participantes com relação ao edital 2018/2019 da Federation of Medical Students’ Association da América Latina (http://ifmsabrazil.org/), que será lançado em breve. O facilitador será o coordenador da CLEV BAHIANA, Paulo Henrique Campos Rodrigues da Silva (6º semestre).

O edital prevê oferta de vagas para estágios de curta duração em diversos países mediante intercâmbios.