Notícias

Notícias

Curso de Educação Física promove II Fórum de Atividade Física

Evento reuniu estudantes, profissionais de educação física e de outras áreas de saúde para debater avaliação e prescrição do exercício físico.

compartilhe

Acadêmicos e profissionais da área de Educação Física e demais áreas de saúde participaram, no dia 2 de setembro, do II Fórum de Atividade Física, na Unidade Acadêmica Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

A programação foi coordenada pelo professor do curso de Educação Física Ciro Oliveira Queiroz e teve como foco uma discussão sobre a temática: avaliação e prescrição do exercício físico na população em geral e com doenças crônicas não transmissíveis.

O evento contou com a presença do Prof. Fernando Catanho, graduado em Educação Física e especializado em Bioquímica e Fisiologia do Exercício pela UNICAMP, o Prof. Vinicius Galvão, graduado em Educação Física e Fisioterapia pela Universidade Católica e o Prof. Roberto Maciel, especialista em Fisiologia do exercício pela USP e professor da UNEB. Também estiveram presentes o doutor em saúde pública da Universidade Federal da Bahia, o Prof. Rogério Tosta, o fisiologista do Esporte do Clube do Vitória, Prof. Alexandre Guimarães, além de outros profissionais.

     
De acordo com o Prof. Ciro Queiroz o fórum atingiu as expectativas esperadas. “Conseguimos reunir alunos e profissionais da área de Educação Física e abrimos uma discussão sobre desempenho físico e saúde com palestrantes especialistas de várias instituições de ensino como UNICAMP, UEFS, UNEB e Bahiana. Alcançamos o nosso propósito que foi discutir a prática e prescrição da atividade física baseada em evidências científicas tanto em nível individual quanto populacional”.

Clarcson Plácido, coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, comenta que o fórum, desde sua origem, foi pensado para possibilitar que profissionais de educação física pudessem discutir temas de relevância para sua atuação profissional. “Cada ano é um desafio montar esse evento e é uma grande satisfação porque talvez seja um dos poucos momentos em que paramos para abordar as perspectivas das evidências científicas voltadas tanto para a prescrição do exercício quanto para o monitoramento das adaptações provocadas pelo exercício, tendo como desfecho principal a promoção de saúde.”
     
Para o Prof. Dr. Fernando Catanho, alternativas e estratégias como um Fórum de Atividade Física possibilitam a aproximação com o ambiente científico para a realidade dos alunos.  “O aluno muitas vezes tem dificuldade de estabelecer essa aproximação com o que está sendo levantado e descoberto pela ciência e trazer isso para a realidade dele, portanto, esses eventos científicos servem para fazer essa aproximação de um ambiente que, para muitos, é muito teórico e longínquo para uma coisa mais real, que será o cotidiano desse acadêmico”.

O professor do curso de Educação Física da Bahiana Vínicius Miranda Galvão explica que o evento reuniu uma equipe multiprofissional para trazer as últimas evidências científicas para o ambiente acadêmico. “Reunimos palestrantes capacitados para trazer novidades de ponta sobre as temáticas abordadas com o objetivo de capacitar os participantes e contribuir para sua formação profissional”.
     
A presidente da Liga Acadêmica de Atividade Física e Saúde (LAAFS) e estudante do 4° semestre do curso de Educação Física da Bahiana, Rebecca Albuquerque, enfatiza que o segundo fórum é muito interessante e aborda contextos provocativos em que assuntos presentes na literatura podem ter outras abordagens. “Falar de promoção de saúde é enriquecedor e o fórum trouxe diversas abordagens que nos permitem avaliar qual a alternativa melhor para determinadas situações na prescrição da atividade física, ou seja, isso é o princípio da individualidade biológica”.


Confira as fotos.