Graduandas em Medicina representam a Bahiana no 53º Congresso Brasileiro de Doenças Tropicais

Trabalhos de Conclusão de Curso figuram entre as pesquisas apresentadas no evento.

As graduandas do curso de Medicina Luiza Lopes de Almeida e Izabela Maria de Brito Marques representaram a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública no 53º Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, que aconteceu de 27 a 30 de agosto, em Cuiabá, Mato Grosso.

"Avaliação do perfil epidemiológico das meningites em um hospital de referência da Bahia. 2007 a 2016" foi o tema do trabalho de conclusão de curso de Luiza Lopes de Almeida que, pela sua excelência, foi selecionado para ser apresentado no congresso.

"Inicialmente, esse trabalho foi desenvolvido apenas para ser apresentado como conclusão de curso, porém, para mim, ele se tornou muito mais que isso. Consegui obter bons resultados com a pesquisa e ter a oportunidade de participar de forma ativa de um evento desse porte e poder apresentar para um público profissional que já faz parte da área da infectologia é muito gratificante", comemora Luiza. Ela ressalta a experiência adquirida, os ensinamentos e as orientações recebidos de profissionais já formados, com experiência e acrescenta que atividades de extensão como essa só têm a acrescentar na vida acadêmica do estudante. "Agradeço à Bahiana pelo incentivo e parceria, à minha orientadora Dra. Ceuci Nunes e ao professor Dr. Juarez Dias, por todo o apoio dado no decorrer da construção do trabalho e em Cuiabá, durante o evento".

Assim como Luiza, a formanda em Medicina Izabela Maria de Brito Marques apresentou o trabalho de conclusão de curso intitulado "Principais patologias de pacientes internados em um hospital de referência de Salvador-Bahia. 2007-2016", também orientado pela Prof.ª Dra. Ceuci Nunes.

Apesar de trata-se de um congresso brasileiro, o evento reuniu pesquisadores de países como Austrália, Tailândia, Guiné-Bissau, Estados Unidos e Cuba. O Brasil esteve representado por 26 estados, mais o Distrito Federal. O evento contou com uma programação composta de mais de 40 mesas, quase uma dezena de conferências, além de 33 sessões de temas livres.