Curso de Psicologia discute planejamento e reorientação de carreira

II Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Bahiana reúne profissionais e estudantes.

Estudantes, professores e profissionais de Psicologia, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e áreas correlatas estiveram reunidos, na tarde de 22 de setembro, na Unidade Acadêmica Cabula, quando ocorreu o II Encontro de Psicologia Organizacional e do Trabalho da Bahiana.

A programação foi dirigida pela psicóloga organizacional Sônia Regina Fernandes que realizou um estudo com momentos de teoria e prática. Segundo ela, para desenvolver a orientação de carreira de um indivíduo, nunca deve ser esquecida a expectativa de vida pessoal. "O que acho extremamente importante é a associação entre perspectiva de carreira e vida pessoal. Também deve estar claro que não há um mercado linear, pode-se orientar alguém em relação ao mercado, observando as tendências, quais são os interesses, quais são as competências, para que esse indivíduo entre melhor no mercado de trabalho", comenta.

A coordenadora do evento, Prof.ª Eliana Edington da Costa e Silva, a ideia é que esse encontro abarque, cada vez mais, profissionais das diversas áreas que atuem em âmbito organizacional. "A gente acha que é fundamental realizar encontros como esse. As disciplinas dão conta de alguns conteúdos e trocas. Mas, quando a gente faz esses eventos, a gente tem a possibilidade de trazer outros profissionais, outras experiências e podemos fazer uma troca no grupo, não somente com os facilitadores, mas também entre os participantes."

A exemplo disso, a gestora de recursos humanos, Isis Almeida, compartilhou com os demais participantes uma experiência de reorientação profissional. Para ela, o encontro foi extremamente proveitoso justamente por proporcionar esse tipo de troca. "Eu sou formada em Recursos Humanos pela Unijorge e tenho o sonho de fazer Psicologia na Bahiana porque é muito bem reconhecida no mercado. Então, estar aqui hoje é uma possibilidade de conhecer minha futura casa. Esse encontro contribuiu muito para meu trabalho, porque pudemos ouvir a opinião de outros profissionais e estudantes que estão chegando agora,  o que permite ver, com outros olhos, coisas que, às vezes, a gente não enxerga. Conhecimento é bom sempre."

Confira as fotos.