BAHIANA REALIZA "TROTE" ECOLÓGICO

09/02/2009

BAHIANA REALIZA "TROTE" ECOLÓGICO

#

Uma manhã ensolarada serviu de cenário para a primeira programação da Semana dos Calouros – Os Novos da Bahiana. Os novos estudantes da Escola participaram, na última sexta-feira (06) pela manhã, no Unidade Acadêmica do Cabula, de um grande encontro do qual participaram o vice-diretor da Bahiana, Prof. Ênio Ribeiro Maynard Barreto, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro, a coordenadora do NAPP, Maria Angélica Godinho Mendes de Abreu, além de coordenadores dos cursos de graduação e colaboradores da Escola. Esta semana, cada curso vai contar com uma programação específica. Confira a sua aqui no site.

Mais uma vez a Bahiana inovou e realizou um vestibular diferente para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Trata-se do Processo Seletivo Formativo, no qual os candidatos passam por dois tipos de avaliação. No primeiro dia, são realizadas atividades práticas feitas individualmente e em grupo, simulando situações do cotidiano das profissões. Este momento tem a intenção de provocar no candidato uma auto avaliação, fazendo com que ele verifique sua vocação e disposição para a profissão escolhida. Não é cobrada nem nota nem conceito. No segundo dia, é realizada uma prova de múltipla escolha na qual são avaliados conhecimentos gerais de forma integrada.

Para o vice-diretor, Dr. Ênio Ribeiro Maynard Barreto, as mudanças e inovações são uma constante na Bahiana. "Os alunos vão ver que a Escola vem mudando e inovando dia-a-dia. A exemplo disto, temos o novo processo seletivo. Mas muito mais vem por aí. Esperamos que todos tenham bastante sucesso e vamos trabalhar muito para isto".

Com muita descontração, Os Novos da Bahiana puderam apreciar a apresentação de dança FLOS – ‘O mais belo que existe nas flores’, com a bailarina Juliana Rocha. A ocasião permitiu, ainda, aos novos estudantes, um primeiro contato com as ligas acadêmicas, então representadas pela Liga de Infectologia Aplicada da Bahia – LAIA.

Mas o momento mais esperado ficou guardado para o final com a atividade "Cultivando flores e sonhos" quando os alunos pintaram caqueiros e realizaram o plantio de mudas de flores que serão levadas aos Campi de cada aluno. Lá, durante toda a vida acadêmica, os estudantes poderão acompanhar o crescimento e desenvolvimento de sua planta.

Expectativas

"Antes eu queria fazer Medicina. Mas este ano ouvi meus pais, conversei com alguns parentes e optei por fazer Enfermagem. Outra coisa que me dá a certeza de que estou no caminho certo foi o momento vivencial do vestibular. Aquilo mexeu muito, teve tudo a ver comigo". A experiência é da estudante de 18 anos, Geisa Silva Souza, Nova Bahiana do curso de Enfermagem que já fazia amizade com Juliana Bastos, também caloura de Odontologia.

Para Juliana, a escolha pela Bahiana se deu pela tradição de boa estrutura e corpo docente. "Escolhi a Bahiana porque tem boa estrutura, bons laboratórios e bons professores. Também pois conversei com pessoas que já fazem o curso e todas me falaram bem, que gostam muito".

Em sua apresentação, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Luiza Ribeiro ressaltou a aplicação do novo formato do vestibular. "A Bahiana está muito grata aos novos estudantes por terem apostado, junto conosco, no novo processo seletivo que adotamos já este ano".

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936