Notícias

XV Jornada PIBIC e IV Mostra de Extensão da Bahiana movimentam a ciência e a educação em saúde na XVII MCC

Evento também contou com atividades práticas dos cursos de graduação.
18/10/2017


XV Jornada PIBIC e IV Mostra de Extensão da Bahiana movimentam a ciência e a educação em saúde na XVII MCC

Evento também contou com atividades práticas dos cursos de graduação.

A programação da XVII Mostra Científica e Cultural da Bahiana, realizada nos dias 5 e 6 de outubro, na Unidade Acadêmica Cabula, contou com uma diversidade de ações. Entre os eventos, foi realizada a XV Jornada PIBIC de Iniciação Científica que aconteceu na Biblioteca da instituição.

Segundo a professora Maria Thais Calasans, coordenadora da jornada, a grande inovação deste ano foi a avaliação dos trabalhos ter acontecido on-line. "Isso é um ponto positivo por conta da questão da sustentabilidade, pois reduzimos muito o uso de papel e a impressão de material. Além disso, facilita a tabulação dos dados para fazer a premiação, também poupando tempo".
 
     

Jeferson Novais, estudante de Medicina do 10º semestre, apresentou o pôster "Análise comparativa de internações de pacientes de Polineuropatias no Estado da Bahia entre 2008 e 2017". Ele ressalta a experiência de desenvolver o trabalho, que o ajudou a refletir sobre o fato de os dados coletados possibilitarem o aparecimento de hipóteses. "Essa geração de hipóteses é o que, de fato, estimula o desenvolvimento da ciência e da pesquisa". Jefferson também vê como enriquecedora a experiência de participar da jornada apresentando seu trabalho. "Foi uma experiência enriquecedora, tanto para mim como para os estudantes que estavam assistindo à apresentação porque, a partir do momento que apresento um trabalho e tenho um feedback de um orientador ou de um pesquisador, todos os que estão ouvindo acabam ganhando".
 
     


Premiação

A MCC premia, todos os anos, os trabalhos científicos que mais se destacaram, segundo os critérios de avaliação propostos em edital. Os vencedores serão anunciados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece de 23 a 27 de outubro com ações em todo o país. Confira as premiações da XVII MCC.
  • PIBIC/IC voluntário – 1º, 2º e 3º lugares, de comunicação oral e pôster
  • Roda de conversa – 1º, 2º e 3º lugares
  • Melhor pôster por curso de graduação
  • Melhor comunicação oral por curso de graduação
  • Melhor trabalho de pós-graduação

Exposição da Graduação

A área externa da Biblioteca da Bahiana (UAC) foi transformada em uma verdadeira feira de ciência e saúde. O curso de Medicina trouxe como enfoque “Interdisciplinaridade: processo construtor da aprendizagem na educação para prevenção de riscos cardiovasculares.” Coordenado pelas professoras Iêda Aleluia, Karine de Souza Oliveira Santana e Sara Rocha, o espaço promoveu a educação em saúde com o atendimento preventivo incluindo a aferição de pressão arterial, índice de massa corpórea (IMC) e medição de circunferência abdominal. Estiveram envolvidos estudantes do 1º, 5º e 6º semestres que receberam visitantes, colaboradores e estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Governador Roberto Santos.
 
     

“Eu acho que é extremamente importante essa relação dos alunos do ensino médio com os do ensino superior, porque eles vão trocando experiências e estimulando os mais novos ao ingresso no ambiente universitário”, declara Prof.ª Sara Rocha, destacando a possibilidade de troca de conhecimento. “Eles chegam aqui e se apropriam de conhecimentos novos e veem que é possível alcançar outros espaços”.

“Avaliação da aptidão física para a promoção de saúde” foi a atividade promovida pelo curso de Educação Física sob a coordenação do Prof. Clarcson Plácido C. dos Santos. Lotado durante todo o dia, o stand de Fisioterapia promoveu atendimentos com ventosaterapia e bandagem funcional elástica, com a coordenação dos professores Giovana Bergheme, João Amaro e Rachel Trinchão.
 
     

O curso de Enfermagem também trabalhou a promoção da educação em saúde por meio da temática “Hipertensão e diabetes: cuide-se! Seu coração agradece”, uma realização do HiperDia, grupo de estudos ligados ao programa Cuidar Faz Bem. A atividade foi coordenada pela professora Claudete Varela.

O curso de Psicologia promoveu uma programação que contou com as atividades “Desejando uma vida melhor: praticar Atenção Plena para uma vida mais significativa” com estudantes e as professoras Josiane Mota Lopes, Marta Vanessa Oliveira de Souza e Vânia Powell, “Precisamos falar sobre suicídio: quebrando tabus”, promovida pelo Programa de Ações e Estudos sobre o Suicídio, sob a coordenação da professora Aicil Franco, além da oficina “Criando Mandalas: do círculo mágico ao si mesmo”.
 
     

O espaço interdisciplinar PETGraduaSUS convidou o público a refletir sobre as mudanças que o Sistema Único de Saúde vem passando na atual gestão do governo federal. Para Catarina Ribeiro Abreu, estudante de Odontologia do 6º semestre, os estudantes precisam conhecer o projeto para que entendam melhor a realidade do SUS e as perdas que o sistema vem tendo nos últimos meses. “A maior parte dos profissionais que a faculdade forma vai trabalhar no sistema público. Temos que ter conhecimento não só como usuários – que todos somos – mas como profissional de saúde”. Entre as perdas, ela aponta o veto a concursos públicos para profissionais de saúde e o cancelamento do programa Brasil Sorridente.


IV Mostra de Extensão da Bahiana

No dia 6 de outubro, dentro da programação da XVII Mostra Científica e Cultural da Bahiana, foi realizada, também, a IV Mostra de Extensão que reuniu estudantes de graduação, professores e pessoas das comunidades envolvidas nos projetos de extensão da Bahiana. Ao todo, foram 15 rodas de conversa que tiveram o objetivo de promover a troca de experiências entre os envolvidos nos projetos, além de avaliar e discutir resultados.
 
     

“Estamos na IV Mostra de Extensão da Bahiana que é um evento satélite dentro da MCC porque é um espaço onde todos os programas e projetos de extensão conversam entre si de uma forma interdisciplinar”, explica Prof.ª Carolina Pedroza, ressaltando o envolvimento de estudantes de graduação, adolescentes do ensino médio, além de jovens e adultos das comunidades participantes que discutem o que vem acontecendo nos projetos.

Os projetos e programas de extensão da Bahiana são de responsabilidade social, tanto no campo da educação em cidadania como em educação em saúde.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936