Notícias

Notícias

Transformação social é tema da XVII MCC

Mostra Científica e Cultural da Bahiana reuniu centenas de pessoas em dois dias de encontro.

compartilhe

"Vamos viver um dia muito alegre com a diversidade de conteúdos científicos, culturais e gastronômicos. Este é também o momento de encontrar pessoas que não vemos todos os dias e trocar experiências". Com essas palavras, a reitora da Bahiana, Dra. Mara Luisa Carvalho Soliani deu as boas-vindas aos participantes e visitantes da XVII Mostra Científica e Cultural da Bahiana cuja abertura oficial aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 6 de outubro, no auditório da Unidade Acadêmica Cabula. As boas-vindas também foram dadas pelas coordenadoras gerais do evento, Ligia Vilas Bôas, pedagoga do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD) e Carolina Pedroza, pró-reitora de Extensão.

     
Paralelamente à XVII MCC, foi realizado o VII Fórum de Pesquisadores da Bahiana, a IV Mostra de Extensão e a XV Jornada de Iniciação Científica (PIBIC).

Estiveram presentes na cerimônia a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Atson Fernandes, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, professores, estudantes, colaboradores e convidados.
     
"Trouxemos como tema este ano 'Ciência, Arte e Saúde para a Transformação Social' porque não podemos pensar a saúde como uma área dissociada de todo o processo social, histórico, cultural e artístico da sociedade. Um profissional de saúde formado para ser humanístico, crítico e reflexivo precisa ter acesso a diversas linguagens, como a artística, a popular, a cultural, ou seja, linguagens que não sejam apenas científicas", explica Lígia Vilas Bôas.

Dentro dessa linha, a cerimônia de abertura teve, em sua programação, uma apresentação do Teatro Griô, grupo de pesquisa e prática do teatro, que tem como fonte de inspiração a arte dos contadores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços. Com humor, música e poesia, o grupo interagiu com a plateia, tendo à frente seu diretor artístico, Rafael Moraes.
     
Sorteio

Um dos pontos altos da abertura foi o tradicional sorteio de passagens aéreas para eventos científicos. Concorreram ao prêmio todos os estudantes e orientadores que participaram da MCC. Foram contemplados os trabalhos "Perfil de Mulheres com Incontinência Urinária de Esforço", da acadêmica de Fisioterapia Jaqueline Passos e a orientadora Prof.ª Kátia Sá e "Entre os Muros de Azkaban" da estudante de Psicologia Natália Silva e sua orientadora Maria Ivana Amdo Chaves Guerra.

     
A XVII Mostra Científica e Cultural da Bahiana contou com 227 pôsteres, 128 trabalhos de comunicação oral e 15 rodas de conversa.

CONFIRA AS FOTOS!
1º Dia - Mostra Científica e Cultural 2017
2º Dia - Mostra Científica e Cultural 2017

Leia também:
Bahiana realiza VII Fórum de Pesquisadores
XV Jornada PIBIC e IV Mostra de Extensão da Bahiana movimentam a ciência e a educação em saúde na XVII MCC
Lançamento de livros integra programação da XVII MCC
Micromundo foi tema de stand na XVII MCC
XVII MCC traz segunda edição da Tenda de Educação Popular em Saúde
Brincadeiras e atividades de interação lúdica compõem a programação da MCC
Parede de escalada, rapel e slackline marcam presença radical na XVII MCC
Arte, cultura, artesanato e gastronomia animam a XVII MCC 
Confira a programação completa da XVII MCC