É COM PESAR QUE A BAHIANA COMUNICA NOTA DE FALECIMENTO.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública comunica o falecimento do Professor Doutor Gilberto Pereira Lago e de sua esposa Tânia Cristina de Melo Figueiredo, por acidente de automóvel, no último sábado, dia 18 de abril.

Professor Doutor Gilberto Pereira Lago era graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), com especialização em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Possuía ainda especialização em Psicanálise pela Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle no Rio de Janeiro (1976), especialização com curso de extensão em Neurologia Clínica pela UFBA, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2003). Desde 1999, era professor e coordenador do Ambulatório Docente de Saúde Mental da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia da Bahia, FNN, Brasil.

Ingressou na Bahiana, em 2001, como psiquiatra do Núcleo de Atenção Psico-pedagógica –NAPP e como professor do curso de Psicologia das disciplinas Psicofarmacologia, Alterações das Funções e Estruturas Psicológicas II e Estágio Básico III.

Experiente na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuou principalmente nos seguintes temas: saúde e doença mental, psicanálise e psicoterapias, subjetividade e cultura contemporâneas, comunicação, subjetividade e psicopatologias contemporâneas.

Tânia Cristina de Melo Figueiredo era graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas, pela Universidade Católica do Salvador (1992) e mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atuava, principalmente, na área de Cultura e Identidade, utilizando o audiovisual como ferramenta de formação multicultural e suporte para a documentação e pesquisa de Bens Culturais e Patrimônio Histórico-Cultural (material e imaterial).

Gilberto_Lago_2(2).jpg