PROFESSORES DISCUTEM AS DIRETRIZES DA BAHIANA PARA 2009

No último mês de março, os professores da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública participaram de um encontro que teve o objetivo de refletir as experiências pedagógicas de 2008 e discutir e planejar as atividades para este ano, dentro das diretrizes do Projeto Político Pedagógico Institucional da Escola. Tratou-se do V Fórum Pedagógico da Bahiana que aconteceu na Unidade Acadêmica do Cabula e este ano teve como tema “1952 – 2009 – Bahiana: uma história, muitos autores”.

Contemplando o caráter da Bahiana de valorizar a criatividade, a abertura do encontro contou com uma apresentação teatral que representou, de forma lúdica, a visita que o Ministério da Educação – MEC – deverá realizar à Escola, na próxima semana, para uma avaliação institucional. O esquete “COMECTAKI” contou com a autuação da coordenadora de graduação de Fisioterapia, Roseni Ferreira e do Supervisor pedagógico da Unidade Acadêmica de Nazaré, Narciso Paiva.

Em seguida, a programação contou com uma apresentação da Profª. Maria Luísa Carvalho Soliani, diretora da Escola. Na ocasião, ela relatou o histórico da Bahiana ao longo dos seus 57 anos. A apresentação destacou as principais inovações adotadas pela Instituição nos últimos dez anos visando o seu desenvolvimento pedagógico e estrutural, com destaque para a inclusão de novos cursos, a criação da Unidade Acadêmica do Cabula, a implantação do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP) e do Serviço de Supervisão Pedagógica – hoje existente nas três Unidades Acadêmicas da Escola. Outro ponto bastante explorado pela diretora da Bahiana foi a configuração de um novo Projeto Político Pedagógico Institucional (PDDI) que ampliou a assistência pedagógica aos estudantes com uma equipe de 14 pedagogos, e que culminou na adoção do Processo Seletivo Formativo.

Processo Seletivo Formativo

Na ocasião, foi amplamente discutido o novo Processo Seletivo da Bahiana realizado já em 2009.1 para os cursos da Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Os professores contaram suas experiências com as turmas que passaram pelo novo modelo, que possibilitou uma maior integração entre os estudantes e entre as turmas e os professores, desde o início do semestre letivo.

De caráter inovador, a nova avaliação privilegia o senso crítico e a criatividade dos candidatos. Em um primeiro momento vivencial, são realizados trabalhos em grupos, com simulações de situações que reflitam o cotidiano do profissional da área de saúde. Nesta etapa, não é cobrado conhecimento técnico, mas sim as habilidades potenciais requeridas para a sua formação profissional, se constituindo em uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, não lhe sendo atribuído conceito ou nota. No segundo momento, é aplicada uma prova de formação geral. Nela, ao invés de serem avaliados os conhecimentos específicos separadamente, serão propostas questões de conhecimentos gerais de forma integrada, privilegiando o senso crítico e a capacitada de aplicar o conhecimento adquirido nos ensinos fundamental e médio.

Programação

Após a apresentação, os professores foram divididos em grupos multidisciplinares, quando tiveram a oportunidade de socializar experiências pedagógicas inovadoras experimentadas durante o ano letivo de 2008. Os grupos foram compostos por professores dos cursos e pedagogos que integram o quadro da Bahiana. Com o desenvolvimento da atividade, os professores puderam aprender uns com os outros, por meio de relatos das experiências vividas. Esta proposta de trabalho em conjunto, reflete o conceito de multidisciplinaridade do PDDI.

De maneira a valorizar o bem-estar e o bom convívio entre seus colaboradores, é ação constante na Bahiana a promoção de momentos de confraternização de maneira a reconhecer a contribuição na consolidação do trabalho para o sucesso da instituição. Desta forma, V Fórum Pedagógico foi finalizado com o lançamento do Memorial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, seguido de um almoço de confraternização, na área verde da Unidade Acadêmica do Cabula.

Confira as fotos no mural de Eventos do site!