PROJETO CANDEAL REALIZA CAMINHADA

Uma caminhada convocativa marca o lançamento do Projeto Saúde Meio Ambiente e Trabalho no Candeal de Brotas. O evento é uma iniciativa da ONG Grupo Saúde, Meio Ambiente e Trabalho e conta com o apoio da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e da EMBASA. A caminhada tem início às 15h, HOJE (10) e sai da Unidade de Saúde da Família de Brotas (End. 18 de agosto, Candeal Pequeno, s/n). O projeto visa a desenvolver atividades de educação ambiental, bem como incentivar a formação de uma cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos, gerando renda para a população local.

"O papel da Bahiana complementando esta ação, é o de otimizar recursos logísticos para que as ações deste projeto, alicerçado nos pilares da educação em saúde, possam contribuir na formação de seus alunos na prática da saúde pública, ajudando-os na compreensão e consolidação do SUS", é o que declara o coordenador do Grupo Saúde, Meio Ambiente e Trabalho, Lázaro Rodrigues.

A caminhada vai contar com a participação de integrantes do Grupo, agentes comunitários do Programa Saúde da Família, agentes da EMBASA e alunos e professores da Bahiana, participantes do Projeto Candeal, uma ação social e de saúde desenvolvida pela Escola no distrito de Brotas.

Segundo Lázaro Rodrigues, os resíduos sólidos são garantia de sobrevivência para muitas famílias do Candeal, mas ainda é necessário promover ações de educação ambiental para que não acarretem danos à saúde. "O lixo para alguns moradores do Candeal é sinônimo de garantia de subsistência, porém esses trabalhadores em sua maioria não sabem os riscos que estão submetidos, e que submetem os seus vizinhos face ao armazenamento dos materiais coletados em suas residências e entorno".

Durante a caminhada, os participantes da ação irão convidar moradores e comerciantes locais sensibilizando-os para a importância da realização de uma coleta seletiva, bem como para a reutilização dos resíduos sólidos como fonte de geração de renda.

Projeto Candeal – Bahiana

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realiza, desde 2006, uma ação social e educativa no Distrito Sanitário de Brotas. Trata-se de um trabalho de educação em saúde que busca ajudar as pessoas a lidar com doenças como a hipertensão, a se livrar de vícios como o cigarro e a ter melhor qualidade de vida durante a gravidez. Os alunos da Bahiana, por sua vez participam da iniciativa como atividade de extensão acadêmica ou até mesmo dentro da carga horária de algumas disciplinas. São estudantes de medicina, terapia ocupacional, enfermagem e psicologia.

Atualmente, são 12 grupos que funcionam em diferentes locais da região, sendo que alguns deles contam com apoio das Unidades de Saúde da Família do Candeal e do Engenho Velho. Os grupos têm trabalhos direcionados para diferentes focos: qualidade de vida, saúde da mulher, idosos, adolescentes, crianças, fumantes, diabéticos e hipertensos, gestantes, meio-ambiente e trabalho. Todas as atividades são abertas ao público e realizadas de forma gratuita.