CEDIMI recebe autoridade internacional em urologia pediátrica

Dra. Anne Wright assistiu às apresentações de trabalhos de estudantes de Medicina.

O Centro de Distúrbios Miccionais na Infância (CEDIMI) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, na noite de 14 de novembro, na Unidade Acadêmica Brotas, o Seminário de Distúrbios Urinários em Crianças com Disabilidades. O evento contou com a presença da convidada Prof.ª Dra. Anne Wright, secretária geral do International Children's Continence Society, referência mundial em estudo e pesquisa em distúrbios miccionais na infância.

A programação teve início com a apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes estagiários do CEDIMI. O encontro possibilitou a troca de experiências entre os acadêmicos e a convidada que comentou todos os trabalhos.

Anne Wright mostrou-se muito interessada e ressaltou a qualidade dos trabalhos apresentados. "Fiquei muito impressionada com os estudos apresentados aqui por estudantes de medicina. Não vejo tantos trabalhos com esse grau de qualidade sendo apresentados por estudantes de graduação em outros lugares do mundo". No segundo momento do encontro, a convidada apresentou uma aula e pôde conversar com estudantes sobre dúvidas e novas colocações.

Rebeca Ribeiro, estudante do 6º semestre de Medicina ressalta a importância de participar de eventos científicos desse tipo. "Apresentar nossa pesquisa a uma pessoa que tem um trabalho fora daqui é extremamente importante. É uma oportunidade para treinar o inglês, treinar uma apresentação – que aqui foi quase uma apresentação em um congresso – ser avaliada, ser criticada e ter seu trabalho reconhecido é uma oportunidade de uma vida inteira e tive isso aqui hoje".

Sobre sua experiência no CEDIMI, Rebeca ressalta a importância de desenvolver-se tanto na pesquisa como na extensão. "O CEDIMI é uma experiência altamente enriquecedora porque até o 6º semestre temos pouca experiência de contato com o paciente e ter a oportunidade de estar lá atendendo e enfrentando os problemas do mundo real, nos deixa mais perto da atividade do médico, de entender o paciente, seus problemas. E a parte de pesquisa já é outro componente da faculdade, é algo essencial para o médico continuar buscando conhecimento, inovando, inclusive, acredito que a gente tem que ser parte da construção do conhecimento e não só reprodutores".

Isabela da Silva Dantas, também estudante de Medicina do 6º semestre, apresentou o estudo "Associação de constipação funcional entre crianças e pais: um estudo de base populacional". Para ela, apresentar seu trabalho para Dra. Anne Wright "foi uma grande oportunidade e um grande desafio porque, apresentar para uma pessoa de fora do Brasil e de tanta relevância nessa área, dá mesmo um pouco de ansiedade na gente. Por outro lado, pudemos ver que estamos em um bom nível, que temos condição de discutir de igual para igual com pessoas que vêm de outros lugares e isso é muito bom".

O evento foi coordenado pela professora Ana Aparecida Braga, do curso de Psicologia e coordenadora do internato de Psicologia, por Maria Luiza Veiga, fisioterapeuta do CEDIMI, pelas médicas do CEDIMI, Glícia Abreu e Eneida Dourado e pelo Dr. Ubirajara Barroso, professor do curso de Medicina e coordenador geral do CEDIMI.

"Eu creio que tenha sido um dos momentos mais felizes de minha vida acadêmica. A forma como os estudantes se prepararam; comunicaram-se em inglês, o que não é fácil, ainda mais para uma pessoa tão importante – mundialmente conhecida como a Dra. Anne Wright. Tivemos ótimos trabalhos, eu fiquei extremamente orgulhoso e crente de que a gente pode, de fato, ter um futuro promissor de bons médicos. O que eles desenvolveram aqui hoje foi realmente fantástico". Declarou Barrroso.

O coordenador geral do CEDIMI explica que o convite à Dra. Anne Wright integra uma série de iniciativas de interação internacional do centro que já recebeu, ao longo dos anos, outros importantes nomes da urologia.

O CEDIMI é uma das unidades de referência do Centro Médica da Bahiana e trata de alterações miccionais na infância, por meio de atendimento multidisciplinar contando com urologistas pediátricos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, além de uma aparelhagem completa de urodinâmica.

Maria Gabriele Correia, ex-estagiária e atualmente psicóloga do CEDIMI, conta que retornou pelo Programa de Educação Continuada que é um programa de extensão da pós-graduação da Bahiana que permite ao recém-graduado retornar ao ambulatório onde fez o estágio. "É muito interessante estar no CEDIMI em outra posição. As atividades hoje não são mais as mesmas que faziam quando eu era estagiária. Em termos de enriquecimento profissional, esse trabalho tem me desenvolvido muito".

Confira as fotos.