REDE SOCIAL DE CIDADANIA PROMOVE MAIS UM ENCONTRO

Você, estudante ou professor da Bahiana, já parou para refletir sobre seu papel como cidadão? Gostaria de atuar na transformação do ambiente para a construção de uma sociedade mais justa, com base em valores como ética e cidadania? Será que discutir os principais problemas sociais do Brasil pode levar a soluções práticas? Alguns professores e estudantes da BAHIANA acreditam que sim e já estão fazendo isso. Trata-se da Rede Social de Cidadania (RSC), que está sendo realizada pelo grupo de pesquisa  Mente, Avaliação e Saúde Mental, e que no dia 22 de outubro promove mais um encontro, às 19h, na sala 206 da Unidade Acadêmica Brotas.

A cada encontro é realizada uma atividade como palestras e exibições de filmes, que são seguidas de debate e organização de trabalhos. Nesta próxima edição será exibida uma entrevista com Cláudio Abramo, presidente da ONG Transparência Brasil, na qual ele aborda assuntos como ações de cidadania, combate à corrupção, dentre outros. Segundo o professor de Psicologia da Bahiana e um dos organizadores do projeto, Henrique Morais, “a Rede Social de Cidadania tem como função se comunicar com os movimentos sociais, promovendo ética e cidadania. Então, promovemos parcerias entre entidades, tentando colocar em prática o que é discutido no encontro. E já temos tido sucesso como, por exemplo, um projeto que foi montado e já está na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Nossa meta é formar uma grande rede de ajuda mútua.”

A Rede Social de Cidadania é aberta e para participar basta comparecer aos encontros quinzenais. O movimento teve início no mês de setembro e já conta com a participação de estudantes e professores da Bahiana e de outras instituições de ensino superior, integrantes de movimentos sociais, profissionais da área de saúde e de outras áreas, pesquisadores e interessados. Nos últimos encontros foram discutidos temas como Ciência & Tecnologia, cidadania e ética, globalização e seus efeitos, conjuntura do Brasil entre outros.

A iniciativa também se propõe a estimular a construção de uma rede de mobilização com a finalidade de potencializar as ações de movimentos populares e de direitos humanos para a construção da cidadania no Brasil, “além de ser uma forma da Bahiana, como entidade educacional, se aproximar da sociedade”, justifica professor Morais.

“Nesse momento a universidade deve atuar junto aos movimentos sociais, às comunidades, apoiando na construção de projetos e as iniciativas de participação popular. Por isso, vamos promover cursos de gestão, de capacitação, ou o que for correspondente a demandas identificadas durante os encontros”, comenta.

PRÓXIMO ENCONTRO
Data: 22/10/2009 (Quinta-feira)
Horário: à partir das 19h
Local: Sala 206 – Unidade Acadêmica Brotas
End. Av. Dom João VI, 275 – Brotas
Atividade: Palestra seguida de debate e organização de trabalho
Realização: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - BAHIANA
Departamento de Psicologia, Mente, Avaliação e Saúde Mental.
Informações: (71) 3276 8200